Diogo de Almeida, aluno da Escola Básica e Secundária da Josefa de Óbidos, foi um dos cerca de trinta estudantes selecionados pela agência espacial portuguesa Portugal Space para ser “astronauta por um dia” e experienciar a sensação de gravidade zero num voo parabólico num avião da Airbus A310 da Novespace.
A agência espacial portuguesa deu a oportunidade aos estudantes, dos 14 aos 18 anos, de voarem e experienciarem condições de microgravidade, simulando a sensação que os astronautas vivenciam no espaço. A iniciativa serviu para encorajar os estudantes a seguir, académica e profissionalmente, um percurso no setor espacial, da ciência ou da tecnologia.
Os “astronautas” foram escolhidos na campanha “Zero G Portugal – Astronauta por um Dia”, com a colaboração da Ciência Viva e o apoio da Força Aérea Portuguesa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
A campanha de voos parabólicos, a bordo do Airbus A310 da francesa Novespace, teve lugar no dia 16 de setembro, com partida da Base Aérea N.º11, em Beja. Ao longo de duas horas, o avião com as letras “AirZeroG” sobrevoou a costa portuguesa e durante 16 momentos de cerca de 20 segundos, todos conseguiram viver as sensações e os desafios semelhantes aos de um verdadeiro astronauta em órbita.
Os jovens “astronautas” receberam um diploma numa cerimónia presidida pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
0 Comentários