Pierre Pineau quebrou um enguiço de seis segundos lugares desde que se tornou profissional e conquistou, finalmente, o seu primeiro título, com um final emocionante, graças a um putt de 15 metros para eagle, para vencer o play-off do 60.º Open de Portugal at Royal Óbidos, um torneio de golfe de 250 mil euros em prémios monetários.
O segundo francês a triunfar no único torneio português do Challenge Tour – depois de Grégory Bourdy em 2008 – derrotou na “morte súbita”, no buraco 18, os seus compatriotas Félix Mory e David Ravetto, rodeado de mais de uma dúzia de espetadores franceses, alguns residentes em Óbidos e também de turistas.
“O Félix e o David são amigos, conheço-os desde os dez anos, pelo que foi especial defrontá-los no play-off”, disse Pineau, depois dos três companheiros e rivais, a jogarem em formações distintas, terem todos convertido birdies no 72.º e último buraco regulamentar para atingirem a marca das 15 pancadas abaixo do Par.
Com os três gauleses empatados com 273 (-15), foi necessário recorrer a um play-off pela oitava vez na história do torneio da Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e apenas pela segunda vez entre jogadores da mesma nacionalidade.
Os três jogadores chegaram ao green em duas pancadas, mas foi Pineau quem ficou mais longe da bandeira. O jogador, de 23 anos, que tinha feito voltas de 74, 66, 66 e 67, enfrentava um putt gigantesco de 15 metros e converteu-o para o eagle da vitória, provocando uma ovação de centenas de espetadores à volta do green do buraco 18.
Foi um play-off de luxo, uma vez que tanto Mory (70+71+66+66), de 28 anos, como Ravetto (70+71+64+68), de 25 anos, estiveram ao mais alto nível, fechando o play-off com birdies!
“Espero vir a meter muitos bons putts na minha carreira, mas, até ao momento, este foi o melhor”, rejubilou Pineau, cujo prémio de 40 mil euros teve a curiosidade de chegar pelo ar, através de um drone.
Ainda não foi desta que o Open de Portugal at Royal Óbidos teve um nome português inscrito na taça, mas voltou a ser uma prestação nacional muito positiva, com destaque para o 6.º lugar de Tomás Bessa, com 276 pancadas, 12 abaixo do Par, após voltas de 71,71, 66 e 68, 12 abaixo do Par, que lhe renderam um prémio de 9 mil euros.
Na cerimónia de entrega de prémios estiveram Miguel Franco de Sousa, presidente da FPG, Filipe Silva, administrador do Turismo de Portugal, Frederico Simões de Almeida, administrador do Royal Óbidos Spa & Golf Resort, e Gary Tait, o diretor de torneios do Challenge Tour.
0 Comentários