Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 22° C
15° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
15° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 30° C
  • Sunday 24° C

Vau contra redução de atendimento da médica

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A população do Vau, em Óbidos, manifestou na noite da passada quarta-feira o seu desagrado com a redução de cinco para dois dias por semana em que irá passar a ter consultas na extensão de saúde da aldeia, uma medida que o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte justifica com a falta de recursos humanos.
População protestou em reunião de esclarecimento

A população do Vau, em Óbidos, manifestou na noite da passada quarta-feira o seu desagrado com a redução de cinco para dois dias por semana em que irá passar a ter consultas na extensão de saúde da aldeia, uma medida que o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte justifica com a falta de recursos humanos.

Perante a ameaça de encerramento da extensão, que serve 1589 utentes, por falta de assistentes técnicos, a junta de freguesia do Vau insurgiu-se e conseguiu obter a garantia de que não fechará. Contudo, terá limitações no funcionamento, com dois dias por semana para “consultas de Saúde no Adulto e Idoso”, enquanto que as valências de Saúde Materna, Saúde Infantil e Planeamento Familiar terão lugar no pólo da Amoreira, a três quilómetros, com apoio de enfermagem.

“Não tenho nada contra as pessoas da Amoreira, mas a médica é nossa e agora vão tirá-la de nós”, manifestou Maria Tavares numa reunião de esclarecimento.

“Porque é que temos de nos deslocar para outra terra, estando aqui o posto em condições de funcionamento”, questionou Maria de Jesus.

“Preocupa ficarmos três dias sem médica quando ela tem tantos utentes. Já não chegavam cinco dias, porque as pessoas tinham de ir de madrugada para conseguirem consulta”, declarou Eulália Duque, que protestou contra a medida.

“Estou há três meses à espera de uma consulta e há pessoas em situação pior”, lamentou Carlos Duque. O encerramento da sede do Centro de Saúde, em Óbidos, para obras, obrigaram a descentralizar a assistência para os outros polos que existem. A equipa do Vau vai reforçar o contingente concelhio e ficará limitada. “Tivemos de gerir os parcos recursos, porque a equipa de assistentes técnicos e de enfermagem está reduzida”, justificou o diretor do agrupamento, João Gomes, que afirmou que “nenhum utente inscrito no Vau vai ficar sem médico de família, mantendo a mesma médica assistente”.

Para a Junta de Freguesia do Vau e para a Câmara Municipal de Óbidos esta não é a solução ideal, mas apelaram à compreensão da população. A autarquia vauense garantiu que assegurará o transporte até à Amoreira.

Os habitantes foram também confrontados com o encerramento da extensão de saúde por um período de até duas semanas para “substituição de equipamentos obsoletos”, exigindo que esse fecho temporário seja encurtado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

162 quilos de lixo recolhidos por voluntários na cidade

Uma ação de limpeza nas duas freguesias urbanas das Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, durante três horas (das 14h30 às 17h30), contou com 89 voluntários, que recolheram162 quilos de lixo.

limpeza

Assembleia Municipal faz balanço de um ano de governação do Vamos Mudar

Na sessão da Assembleia Municipal de 27 de setembro, o membro do Movimento Vamos Mudar (VM), António Curado, fez um balanço “positivo” da atividade do VM, uma vez que no dia 26 de setembro fez um ano que a candidatura liderada por Vitor Marques venceu as eleições “para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal (AM) e também para as duas juntas de freguesia da cidade”.

assembleia 1

Freguesias levam cultura ao Folio

No âmbito do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos as sete freguesias do concelho de Óbidos fazem-se representar com iniciativas, como lançamento de livros, música, poesia, tertúlias, exposições, instalações, teatro, entre outras. Eventos inseridos no "Dia da Freguesia" - Folio Educa.

folio