Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Cruz do Comité de Organização Diocesano em peregrinação pela Paróquia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A cruz do Comité de Organização Diocesano (COD) de Lisboa esteve entregue à Paróquia de Caldas da Rainha entre 5 a 7 de setembro, na sequência da peregrinação pelas 18 vigararias do patriarcado com o objetivo de “ir despertando as comunidades para o caminho de preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023”.

A cruz do Comité de Organização Diocesano (COD) de Lisboa esteve entregue à Paróquia de Caldas da Rainha entre 5 a 7 de setembro, na sequência da peregrinação pelas 18 vigararias do patriarcado com o objetivo de “ir despertando as comunidades para o caminho de preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023”.

O COD de Lisboa é o rosto da Diocese para a JMJ. A cada dia 23, a cruz muda de vigararia e, durante um mês, visita as respetivas paróquias, proporcionando momentos de oração e evangelização, dentro e fora da igreja.

De 24 de agosto a 22 de setembro a cruz do COD estará nos concelhos de Peniche, Óbidos e Caldas da Rainha.

Para assinalar essa passagem, o grupo de animadores do projeto Say Yes em Caldas da Rainha preparou um programa com vista também à divulgação da JMJ, que decorrerá em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

No dia 4 de setembro deu-se a passagem da cruz da Paróquia de Óbidos para a Paróquia de Caldas da Rainha, na missa das 19h00, na igreja do Senhor da Pedra.

No dia seguinte teve lugar a apresentação da cruz  à comunidade na missa das 19h00, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, seguindo-se uma caminhada pela cidade, passando pelos Bombeiros, PSP e GNR, entre outros locais. A cruz passou ainda o dia no Centro Social e Paroquial das Caldas da Rainha, junto dos idosos e das crianças que frequentam a instituição.

No dia 6 registou-se a presença da cruz no terço e na missa das 11h00, na Igreja da Ermida de S. Sebastião. Após a missa, a cruz circulou durante o dia pelas principais artérias  das Caldas da Rainha para ser fotografada para as redes sociais, junto de locais icónicos da cidade e de afluência juvenil, como é o caso das escolas. Às 21h15, foi organizada uma vigília de oração na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que culminou com a cruz a passar de mão em mão.

A cruz chegou à Câmara Municipal de Caldas da Rainha ao final da manhã do dia 7 e à noite realizou-se um concerto de inspiração cristã, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com a passagem da cruz para a Paróquia de Alvorninha e Vidais. Mais de trezentas pessoas assistiram ao concerto.

A JMJ é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

Acontece todos os anos a nível diocesano e periodicamente ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a JMJ tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à vida consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja. 

Tendo os jovens como protagonistas, a JMJ procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos