A cruz do Comité de Organização Diocesano (COD) de Lisboa esteve entregue à Paróquia de Caldas da Rainha entre 5 a 7 de setembro, na sequência da peregrinação pelas 18 vigararias do patriarcado com o objetivo de “ir despertando as comunidades para o caminho de preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023”.
O COD de Lisboa é o rosto da Diocese para a JMJ. A cada dia 23, a cruz muda de vigararia e, durante um mês, visita as respetivas paróquias, proporcionando momentos de oração e evangelização, dentro e fora da igreja.
De 24 de agosto a 22 de setembro a cruz do COD estará nos concelhos de Peniche, Óbidos e Caldas da Rainha.
Para assinalar essa passagem, o grupo de animadores do projeto Say Yes em Caldas da Rainha preparou um programa com vista também à divulgação da JMJ, que decorrerá em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.
No dia 4 de setembro deu-se a passagem da cruz da Paróquia de Óbidos para a Paróquia de Caldas da Rainha, na missa das 19h00, na igreja do Senhor da Pedra.
No dia seguinte teve lugar a apresentação da cruz à comunidade na missa das 19h00, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, seguindo-se uma caminhada pela cidade, passando pelos Bombeiros, PSP e GNR, entre outros locais. A cruz passou ainda o dia no Centro Social e Paroquial das Caldas da Rainha, junto dos idosos e das crianças que frequentam a instituição.
No dia 6 registou-se a presença da cruz no terço e na missa das 11h00, na Igreja da Ermida de S. Sebastião. Após a missa, a cruz circulou durante o dia pelas principais artérias das Caldas da Rainha para ser fotografada para as redes sociais, junto de locais icónicos da cidade e de afluência juvenil, como é o caso das escolas. Às 21h15, foi organizada uma vigília de oração na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que culminou com a cruz a passar de mão em mão.
A cruz chegou à Câmara Municipal de Caldas da Rainha ao final da manhã do dia 7 e à noite realizou-se um concerto de inspiração cristã, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com a passagem da cruz para a Paróquia de Alvorninha e Vidais. Mais de trezentas pessoas assistiram ao concerto.
A JMJ é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.
Acontece todos os anos a nível diocesano e periodicamente ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a JMJ tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à vida consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja.
Tendo os jovens como protagonistas, a JMJ procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.
0 Comentários