Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 20° C
14° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 20° C
15° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 21° C

Cruz do Comité de Organização Diocesano em peregrinação pela Paróquia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A cruz do Comité de Organização Diocesano (COD) de Lisboa esteve entregue à Paróquia de Caldas da Rainha entre 5 a 7 de setembro, na sequência da peregrinação pelas 18 vigararias do patriarcado com o objetivo de “ir despertando as comunidades para o caminho de preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023”.

A cruz do Comité de Organização Diocesano (COD) de Lisboa esteve entregue à Paróquia de Caldas da Rainha entre 5 a 7 de setembro, na sequência da peregrinação pelas 18 vigararias do patriarcado com o objetivo de “ir despertando as comunidades para o caminho de preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023”.

O COD de Lisboa é o rosto da Diocese para a JMJ. A cada dia 23, a cruz muda de vigararia e, durante um mês, visita as respetivas paróquias, proporcionando momentos de oração e evangelização, dentro e fora da igreja.

De 24 de agosto a 22 de setembro a cruz do COD estará nos concelhos de Peniche, Óbidos e Caldas da Rainha.

Para assinalar essa passagem, o grupo de animadores do projeto Say Yes em Caldas da Rainha preparou um programa com vista também à divulgação da JMJ, que decorrerá em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

No dia 4 de setembro deu-se a passagem da cruz da Paróquia de Óbidos para a Paróquia de Caldas da Rainha, na missa das 19h00, na igreja do Senhor da Pedra.

No dia seguinte teve lugar a apresentação da cruz  à comunidade na missa das 19h00, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, seguindo-se uma caminhada pela cidade, passando pelos Bombeiros, PSP e GNR, entre outros locais. A cruz passou ainda o dia no Centro Social e Paroquial das Caldas da Rainha, junto dos idosos e das crianças que frequentam a instituição.

No dia 6 registou-se a presença da cruz no terço e na missa das 11h00, na Igreja da Ermida de S. Sebastião. Após a missa, a cruz circulou durante o dia pelas principais artérias  das Caldas da Rainha para ser fotografada para as redes sociais, junto de locais icónicos da cidade e de afluência juvenil, como é o caso das escolas. Às 21h15, foi organizada uma vigília de oração na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que culminou com a cruz a passar de mão em mão.

A cruz chegou à Câmara Municipal de Caldas da Rainha ao final da manhã do dia 7 e à noite realizou-se um concerto de inspiração cristã, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com a passagem da cruz para a Paróquia de Alvorninha e Vidais. Mais de trezentas pessoas assistiram ao concerto.

A JMJ é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

Acontece todos os anos a nível diocesano e periodicamente ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a JMJ tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à vida consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja. 

Tendo os jovens como protagonistas, a JMJ procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Kidicaldas incentiva o uso da bicicleta nas deslocações diárias

A 2ª edição do Kidicaldas aconteceu no passado sábado e contou com uma forte participação de crianças e adultos, nos mais variados tipos de bicicleta. Os otogenários Virgínia e Mário Tavares foram conduzidos num trishaw, com direito ao vento nos cabelos.

kidicaldas 1

Cultartis expõe no Parque

A Cultartis – Associação para a Cultura das Artes tem patente de 23 a 30 de setembro uma exposição coletiva na Casa dos Barcos, no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha.

cultartis

Urgência encerrada um dia e meio

Devido a limitações de recursos para um atendimento em segurança, a urgência de ginecologia e obstetrícia da unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste esteve encerrada entre as 9h de 23 de setembro e as 9h de 24 de setembro.