Q

Previsão do tempo

20° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Otite externa: incidência aumenta no verão. Como prevenir e tratar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A otite externa, também conhecida por “otite do nadador”, é uma inflamação ou infeção do canal auditivo externo (normalmente bacteriana), que pode, em casos mais exuberantes, estender-se a todo o pavilhão auricular.

A otite externa, também conhecida por “otite do nadador”, é uma inflamação ou infeção do canal auditivo externo (normalmente bacteriana), que pode, em casos mais exuberantes, estender-se a todo o pavilhão auricular.

joo diogo martins cuf

Apesar de poder ocorrer em qualquer altura do ano, a sua incidência aumenta muito nos meses de verão. A razão para este aumento está relacionada com o maior contacto com água, principalmente as águas de piscinas que muitas vezes estão contaminadas por bactérias devido à elevada utilização nos meses de verão.

Quais os principais sintomas?

Os principais sintomas são dor de ouvido (normalmente agrava com a manipulação da orelha), corrimento pelo canal auditivo (pus), sensação de ouvido tapado e, por vezes, comichão.

Quais os fatores predisponentes para o desenvolvimento da otite externa?

A exposição prolongada a água, o excesso de cerúmen no ouvido, a pele do canal auditivo seca e descamativa (eczema ou outras formas de dermatite), a manipulação do ouvido com cotonetes ou outros instrumentos. Também coçar o ouvido com as unhas, a utilização prolongada de fones auriculares ou aparelhos auditivos são fatores que influenciam o desenvolvimento de otite externa.

O que fazer perante sintomas suspeitos de otite externa?

Infelizmente a otite externa é um problema que pode incomodar e condicionar o tão aguardado período de férias de verão. Em caso de suspeita de otite externa a primeira atitude a tomar é não nadar. Importa não molhar o ouvido (mesmo durante o banho de casa) e não usar tampões ou fones auriculares até estar esclarecida a situação.

Na maioria das vezes o tratamento é feito com tratamento tópico com gotas com antibiótico e anti-inflamatório, não sendo necessário a utilização de antibióticos orais.

Mas obviamente que é determinante a observação por um especialista para confirmação do diagnóstico e instituição do tratamento adequado.

Existe alguma forma de prevenir a otite externa?

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para diminuir a probabilidade de desenvolvimento de uma otite externa: evitar períodos prolongados em águas de piscinas; depois de sair da água do mar ou piscina, deve tentar drenar a água dos ouvidos e secar os ouvidos gentilmente com uma toalha seca; evitar a manipulação dos ouvidos com cotonetes e unhas; caso seja um problema recorrente, deve ponderar a utilização de tampões auriculares; se tiver antecedentes de rolhões de cerúmen frequentes, deve procurar um otorrinolaringologista para realizar uma limpeza auricular antes do início da época balnear.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Diversão noturna e viagens de finalistas

Com a Páscoa, mais uma data festiva se passou, uma data muito celebrada ao longo dos anos no que toca a diversão noturna. De norte a sul foram muitos os eventos de celebração da mesma, contudo, já não é como outrora, em que se faziam romarias com família e amigos para diversos espaços noturnos espalhados pelo país fora.

ruben alves2

A UE não deve ceder nos Direitos Humanos por causa da ameaça nuclear

Em 25 de março, Hossein Amir-Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do Irão e Josep Borrell, o líder da política externa da União Europeia (UE) discutiram a importância de continuar as negociações e visitas para remover as sanções nucleares sobre o Irã. Borrell reiterou que finalizar as negociações nucleares é prioritário para a UE e destacou a necessidade de suspender tais sanções.

ia