A Comunidade Intermunicipal do Oeste é entidade parceira da campanha “O Futuro é Coletivo”, iniciada no passado dia 7 e que tem como objetivo a promoção do uso do transporte público coletivo, através de uma divulgação alargada dos benefícios para o utilizador: “Mais barato, melhor para o ambiente, mais tempo para o que gosta, cómodo e seguro”.
A campanha é uma iniciativa do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, à qual se associaram cerca de 50 parceiros – operadores de transporte, Entidades Intermunicipais e Municípios enquanto autoridades de transportes.
“Com as crescentes alterações climáticas, o aumento do congestionamento, a degradação da qualidade do ar, o aumento da sinistralidade rodoviária e a crise energética, tornou-se clara a necessidade de alterar o paradigma da mobilidade. O transporte público é uma área chave na política de mobilidade urbana sustentável, a par da racionalização do uso do transporte individual e do estímulo aos modos ativos”, refere a campanha.
“O Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), iniciado em 2019, levou a um aumento global de passageiros nos transportes públicos e teve um impacto significativo no financiamento do sistema de transportes, na poupança das famílias e na simplificação dos sistemas tarifários, atraindo assim novos passageiros para o transporte público”, adianta.
Contudo, a recente crise sanitária condicionou a utilização do transporte público coletivo, tendo-se verificado uma diminuição da procura, pelo que “é importante divulgar os benefícios do uso do transporte público coletivo e promover o regresso e atrair novos passageiros”.
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