Terminou ontem, dia 6 de setembro, a Semana Tanto Mar promovida pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Politécnico de Leiria e pela Fórum Estudante, em parceria com o Município de Peniche.
Durante seis dias, 50 estudantes do ensino secundário, oriundos de todo o país, participaram na 12.ª edição da Academia de Verão Semana Tanto Mar, que se realizou em Peniche, e onde tiveram oportunidade de descobrir tudo o que o mar tem para oferecer, bem como a história e a cultura local através de um peddy-paper por Peniche.
A atividade também permitiu aos estudantes conhecerem o valor estratégico do mar, em todas as suas vertentes, bem como as atividades ligadas à investigação científica, ao desporto, à economia, ao turismo e à história. Do programa constou ainda uma visita à Reserva Natural das Berlengas, território que integra a Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO), onde os 50 jovens usufruíram de uma experiência de mergulho e conheceram um pouco mais sobre esta Área Marinha Protegida, conheceram os diversos projetos do centro de investigação Cetemares MARE Politécnico de Leiria e realizaram atividades laboratoriais relacionadas com cada um deles.
Na praia da Cova da Alfarroba, os alunos tiveram oportunidade de participar numa aula de surf, bem como de visitar o Centro de Alto Rendimento de Surf, onde houve um momento de interação com alguns dos surfistas residentes, e ainda participaram num workshop com o apoio do Instituto de Socorros a Náufragos.
Também observaram de perto, através de um percurso geológico a riqueza geológica local, visitaram o Farol do Cabo Carvoeiro e o Porto de Pesca, onde contactaram de perto com projetos empreendedores e inovadores, no âmbito da economia azul, com especial destaque a aquacultura de corvina em circuito fechado (SEAentia), o processamento de pescado (Omnifish) ou o transporte de organismos marinhos vivos para toda a parte do mundo (Flying Sharks).
No último dia, os alunos receberam a visita do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, que testemunhou o empoderamento destes novos 50 “Embaixadores” do Mar. “Vocês tiveram uma experiência única, a vossa participação é muito importante e têm agora uma missão igualmente importante: levar esta mensagem de que necessitamos de cuidar dos oceanos e de que necessitamos de jovens que trabalhem em profissões ligadas ao mar”, sublinhou José Maria Costa, adiantando que existe “um leque muito alargado de profissões” emergentes ligadas aos oceanos que “necessitam de estudantes como vocês”. “Conto convosco para enfrentarmos os novos desafios ligados aos oceanos e à sustentabilidade”, concluiu.
A Semana Tanto Mar 2022 contou com o apoio da Marinha Portuguesa, Docapesca, Peniche Surfing Club, Haliotis, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Viamar e Smartocean.
0 Comentários