Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C

Vencedores do Troféu Easykart Portugal definidos no Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Troféu Easykart Portugal, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), cumpriu, no passado fim de semana, a terceira e última prova, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, com organização da ACDME. Os vencedores da edição 2022 foram Guilherme Morgado (EK 60), Frederico Pinto Coelho (EK 100), João Rodrigues (EK 125), Pedro Martins (EK 125 Gentleman) e Nuno Silva (TaG Livre).
Categorias EK 100 e EK 125

O Troféu Easykart Portugal, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), cumpriu, no passado fim de semana, a terceira e última prova, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, com organização da ACDME. Os vencedores da edição 2022 foram Guilherme Morgado (EK 60), Frederico Pinto Coelho (EK 100), João Rodrigues (EK 125), Pedro Martins (EK 125 Gentleman) e Nuno Silva (TaG Livre).

A festa final Troféu Easykart Portugal 2022 teve como palco o traçado onde nasceu, sendo uma aposta do KIRO, que, há alguns anos, à semelhança de largas dezenas de países, respondeu ao repto da Birel ART, que todas as épocas realiza as International Grand Finals, que envolvem mais de 200 pilotos, habitualmente em Itália, numa semana memorável para quem obtém a qualificação através da competição do seu país.

Não sendo em Portugal exceção, o êxito global do Troféu Easykart é ter um regulamento que permite a prática do karting a preços reduzidos, pois as afinações permitidas nos karts são muito limitadas, sendo, basicamente, uma competição de ‘arrive and drive’, ideal para quem se inicia na modalidade, bem como para quem já tem uma longa paixão por ela.

Na categoria Easykart 60, destinada a pilotos dos 6 aos 12 anos, Diogo Caetano foi o mais rápido nos treinos cronometrados com uma volta em 54,558s ao traçado da região oeste de 1107 metros. O piloto de Lisboa venceu depois a Corrida de Qualificação 1, na qual Martim Gomes cruzou a meta na segunda posição, enquanto Diogo Caetano garantiu o terceiro lugar, na frente de Francisco Iglésias, Teo Pelfrene, Mateus Gomes, Carolina Duarte e Aya Delbrassine.

Na Corrida de Qualificação 2, impôs-se Diogo Caetano, Guilherme Morgado terminou na segunda posição com uma desvantagem de escassos 93 milésimos de segundo e Martim Gomes viu a bandeira xadrez imediatamente a seguir no terceiro lugar. Teo Pelfrene assegurou a quarta posição, seguindo-se Mateus Gomes, Carolina Duarte e Aya Delbrassine.

Na Corrida Final, Diogo Caetano voltou a vencer, mas novamente muito pressionado por Guilherme Morgado – que somou pontos suficientes para vencer a competição – e por Martim Gomes que, por esta ordem, completaram o pódio da terceira prova.

Francisco Iglésias garantiu a quarta posição e Carolina Duarte fechou o top-5, mas também teve honras de pódio ao vencer a classe feminina, enquanto Teo Pelfrene, Aya Delbrassine e Mateus Gomes, terminaram, respetivamente, nas posições seguintes.

As categorias Easykart 100 (dos 11 aos 15 anos) e a Easykart 125 (a partir dos 14 anos) partilham a mesma grelha.

No que diz respeito à Easykart 125, João Rodrigues foi o mais rápido nos treinos cronometrados percorrendo os 1107 metros da pista do Bombarral em 48,742s, vencendo depois quer a primeira Corrida de Qualificação quer a segunda, assim como a Corrida Final, com a volta mais rápida em 48,977s, sendo um justo vencedor da competição esta temporada. Pedro Valério foi segundo classificado (1.º Gentleman) na Final e Raquel Ferrajão completou o pódio, festejando também o primeiro lugar na classe feminina. Pedro Martins (2.º Gentleman e vencedor da categoria na competição) garantiu o quarto lugar, seguindo-se João Rodrigues e Pedro Páris, também pilotos Gentleman.

Na Easykart 100, Frederico Pinto Coelho foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 50,051s e na primeira Corrida de Qualificação impôs-se Filipe Rodrigues.

Na segunda Corrida de Qualificação triunfou Frederico Pinto Coelho, assim como na Final, festejando assim o título de vencedor do Troféu Easykart Portugal 2022. Filipe Rodrigues foi segundo classificado, na frente de Oscar Soirey e João Maria, respetivamente.

Na categoria TaG Livre, destinada a karts em que o chassis é de escolha livre e com motores até 125cc equipados com embraiagem e motor de arranque elétrico, Martim Romão foi o mais rápido nos treinos cronometrados com uma volta em 47,911s aos 1107 metros do traçado da região oeste.

Na Corrida de Qualificação 1, venceu Martim Romão, na Corrida de Qualificação 2 triunfou Nuno da Silva, enquanto que na Final Martim Romão voltou a bater toda a concorrência. Na corrida decisiva, José Pedro Duarte foi segundo classificado e Nuno da Silva completou o pódio, resultado suficiente para vencer a competição. Raylander Tavares assegurou a quarta posição, na frente de Tiago Costa, Alexandre Cruz, Miguel Afonso Lopes, Manuela Martins Carvalho (1.ª classificada na classe feminina), Pedro Paxiuta de Paiva, Bruno Martins, Júlio Aguiar Guerra, Konstantin Kazlouski, Charles Delbrassine e Alexei Kulevets, respetivamente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto