Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
13° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C

Centros de vacinação contra a Covid-19 voltam a funcionar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Entram em funcionamento esta semana os centros de vacinação contra a Covid-19 e a gripe sazonal na área do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, numa campanha que se deve prolongar até 17 de dezembro.
Campanha de vacinação deve prolongar-se até 17 de dezembro

Entram em funcionamento esta semana os centros de vacinação contra a Covid-19 e a gripe sazonal na área do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, numa campanha que se deve prolongar até 17 de dezembro.

As pessoas elegíveis vão receber por telefone ou SMS a convocatória para a administração da vacina, devendo confirmar a presença. Se não forem contatadas devem dirigir-se à respetiva unidade de saúde.

Nas Caldas da Rainha, o centro de vacinação, que abrange também o concelho de Óbidos, situa-se no Pavilhão do Arneirense, no Bairro dos Arneiros, funcionando de terça a sábado, das 9h30 às 17h. Em Alcobaça é no Mercado Municipal, de terça a sábado, das 9h30 às 17h, no Bombarral é no Centro de Saúde, de quarta a sábado, da 9h30 às 17h, e na Nazaré no Pavilhão Gimnodesportivo da Associação Recreativa Planalto, de quarta a sábado, das 9h30 às 17h.

Em Peniche, o novo centro de vacinação abre no dia 8 de setembro, no espaço do antigo Lar de Santa Maria, com entrada pela Rua Azeredo Perdigão (rua dos estabelecimentos comerciais Lidl e Aldi) e saída pela rua do Centro Social Padre Bastos, funcionando de terça-feira a sábado, das 9h30 às 17h00.

A campanha de vacinação é da responsabilidade do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, que terá a seu cargo assegurar a existência das doses necessárias da vacina, disponibilizando os profissionais de saúde para a supervisão, registo e preparação de vacinas e para atuação em caso de reações adversas à vacina, com o apoio logístico dos Municípios.

Na primeira fase, serão vacinados o grupo de pessoas com mais de 80 anos e residentes de lares de idosos.

A campanha irá abranger pessoas com 60 ou mais anos, profissionais de lares de idosos e da rede de cuidados continuados, pessoas com 12 ou mais anos com doenças de risco definidas pela Direção-Geral da Saúde, grávidas com 18 ou mais anos e também com patologias, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Para vacinação primária continuarão a ser utilizadas as vacinas originais, mas nesta campanha vão também já ser usadas as vacinas adaptadas à variante Ómicron.

A vacina será administrada pelo menos com três meses de intervalo da última dose ou da infeção.

As pessoas elegíveis para a vacina sazonal fazem apenas esta dose.

Em relação à gripe, será utilizada pela primeira vez uma vacina de dose elevada, com uma composição antigénica quatro vezes superior à fórmula padrão, o que lhe confere uma eficácia superior.

Estas vacinas serão utilizadas para imunizar os mais vulneráveis, como pessoas com 65 ou mais anos, utentes de lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago

Motoclube Star Riders realizou evento solidário Egg Run

O Moto Clube Star Riders Portugal dedicou a sua iniciativa solidária Egg Run 2024 a cerca de 80 crianças e jovens da Ordem do Trevo (OT) e do Centro de Educação Especial Rainha D. Leono (CEERDL).
A festa, com direito a animação e almoço, decorreu no dia 21 de abril na Expoeste. Além da entrega de bens alimentares, roupa, artigos de higiene, material escolar e brinquedos, as crianças e jovens também realizaram um “batismo motard”, com um passeio de motorizada. Para muitos, foi a primeira vez que andaram de mota.

ordem