Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
13° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C

Inaugurado espaço cultural em Alfeizerão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi inaugurado no passado sábado em Alfeizerão o espaço cultural “Baú Das Memórias”, que nasceu de uma doação do espaço e acervo por Maria de Fátima Ferreira Lopes, por intermédio do seu pai, Augusto Manuel da Silva Lopes.
Na biblioteca será possível poderá requisitar ou consultar livros, com um acervo de 2500 títulos

Foi inaugurado no passado sábado em Alfeizerão o espaço cultural “Baú Das Memórias”, que nasceu de uma doação do espaço e acervo por Maria de Fátima Ferreira Lopes, por intermédio do seu pai, Augusto Manuel da Silva Lopes.

Depois de obras de adequação do espaço, com a instalação de um ascensor para melhorar as condições de acessibilidade, o Baú das Memórias funcionará num horário regular durante os dias úteis, das 10h às 13h e das 14h às 16h.

O espaço compreende uma biblioteca e dois espaços de exposição. Na biblioteca será possível poderá requisitar ou consultar livros, com um acervo de 2500 títulos, dentro da qual se constituiu um núcleo inicial de obras de fundo local, com livros de história, etnografia ou ficção que versam a vila, o seu contexto alcobacense e a região Oeste. Na mesma divisão, existe para consulta presencial por interessados e investigadores um arquivo histórico da junta de freguesia, que reúne documentos da autarquia que se recuperaram de forma ordenada, com datas entre 1873 e 1970 (livros de atas, livros de arrematação de foros, correspondência e tesouraria).

Nos dois espaços de exposição, o Baú abriu com as imagens recebidas pela autarquia sob a égide do concurso de fotos sobre a freguesia. Outras áreas patentes ao público irão expor os quadros criados por Maria de Fátima e Augusto Lopes, e recriações feitas por este de temas ligados à história, etnografia e famílias da terra.

Na biblioteca, um outro expositor foi dedicado a um tema atual e pertinente: a escola primária inaugurada em 1932, numa altura em que está a ser ultimado o novo Centro Escolar da vila.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inauguração do Parque das Lavadeiras

O Município das Caldas da Rainha e a Junta de Freguesia do Nadadouro inauguram no dia 27 de abril, pelas 15h00,  no Parque das Lavadeiras, no cruzamento da Rua Principal com a Rua 21 de Agosto.

Praxe solidária com crianças

A Távola Elíptica Veterânica e a Comissão de Praxe da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha realizam uma iniciativa de praxe solidária no dia 25 de abril, a favor das crianças mais necessitadas de diversos países em desenvolvimento.

praxe

Bombeiro estagiário morre em acidente de mota

Carlos Ventura, de 40 anos, bombeiro estagiário em São Martinho do Porto e antigo voluntário da Cruz Vermelha das Caldas da Rainha, faleceu num acidente de mota ao final da tarde do passado domingo, na estrada da Senhora da Luz, no concelho de Rio Maior.

mota