Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 13° C
18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 13° C
18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 13° C

António Morgado lidera prova de ciclismo em Itália

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
António Morgado assumiu nesta sexta-feira o comando da geral individual do 46.º Giro Della Lunigiana, em Itália. O corredor caldense vestiu a camisola verde de líder logo após o setor da manhã, que teve chegada em pelotão compacto, tendo terminado o setor da tarde na segunda posição.
O corredor caldense vestiu a camisola verde de líder

António Morgado assumiu nesta sexta-feira o comando da geral individual do 46.º Giro Della Lunigiana, em Itália. O corredor caldense vestiu a camisola verde de líder logo após o setor da manhã, que teve chegada em pelotão compacto, tendo terminado o setor da tarde na segunda posição.

A seleção nacional de juniores enfrentou hoje uma dupla tirada no 46.º Giro Della Lunigiana, que deu a António Morgado a liderança da geral individual. O primeiro setor do dia, que se disputou entre Portovenere e Sarzana teve 46,8 quilómetros e foi feito a um ritmo alucinante, com uma média de 50 km/h.

O primeiro ataque seria por parte do belga Jens Verbrugghe, mas viria a ser alcançado pouco depois por um grupo de corredores que seguia em posição intermédia. O pelotão vinha a alta velocidade e não tardaria a deixar o grupo compacto. A vitória seria discutida ao sprint, com vitória para o corredor da seleção do Piemonte, o italiano Mirco Bozzola.

João Martins foi o corredor mais bem classificado nesta primeira tirada do dia, concluindo na 21.ª posição. Os restantes representantes da seleção nacional também chegaram no grupo principal, todos eles com o mesmo grupo do vencedor. António Morgado, que viria a cortar a meta mais adiantado do que o anterior líder da geral, Michal Zelakowski, vestiu a camisola verde e passou a assumir o comando da corrida.

O segundo setor do dia teve partida em Massa e avizinhava-se mais difícil do que aquela disputada durante a manhã, dada a existência de um prémio de montanha de primeira categoria, em San Carlo Terme, onde terminaria a etapa após 56,9 quilómetros.

O pelotão seguiu compacto nos primeiros 30 quilómetros, com o primeiro ataque a surgir por parte da Bélgica, que tentou colocar um corredor na frente da corrida. Entretanto, com o ritmo a aumentar cada vez mais, o pelotão acabou por se começar a fragmentar. Formou-se então um grupo de sete corredores em cabeça de corrida, entre eles António Morgado. O ciclista de Salir do Porto foi o primeiro do grupo a passar no prémio de montanha, numa altura em que os perseguidores já tinha conseguido fazer a junção.

Logo a seguir, António Morgado impôs o seu ritmo, ganhando uma ligeira vantagem para o pelotão, juntamente com mais dois corredores.

No final da descida, os perseguidores conseguiram fechar o espaço, formando um grupo de 24 elementos na frente da corrida. Gonçalo Tavares e Daniel Lima colocaram um ritmo muito forte durante os últimos quilómetros, diminuindo cada vez mais o grupo e preparando a chegada para António Morgado. O francês, Paul Magnier, lançou o derradeiro ataque já nos 500 metros finais, com António Morgado a não conseguir fechar o espaço e a terminar na segunda posição, com o mesmo tempo do vencedor. Simone Gualdi (Lombardia) foi terceiro, a dois segundos.

Este resultado e todo o trabalho da seleção nacional no dia de hoje garantiram a António Morgado a liderança da geral, com dois segundos de vantagem sobre Simone Gualdi e Tomas Sivok (Eslováquia). O português é também líder da montanha e da classificação por pontos. Na classificação por equipas, Portugal segue na segunda posição, a 2m33s da França.

Na classificação geral, Gonçalo Tavares é 12.º, a 2m20s, Daniel Lima é 22.º, a 3m43s, Tiago Nunes é 23.º, a 3m58s, José Bicho é 35.º, a 5m12s, e João Martins está na 111.ª posição, a 17m50s

O selecionador nacional, José Poeira, ressalvou a dificuldade do setor da tarde, sublinhando que o foco está agora em defender a liderança da corrida. “No setor da manhã sabíamos que tínhamos apenas de controlar e garantir que não perdíamos tempo. Conseguimos fazer isso e, para nossa surpresa, tendo em conta que o pelotão chegou compacto, o António vestiu logo a camisola verde. O setor da tarde foi muito mais duro, com o Gonçalo e o Daniel sempre na frente a imporem o ritmo na subida. No final, o francês atacou e o António não conseguiu responder a tempo, terminando em segundo. Estamos líderes, o António está entre os melhores e agora é tentar defender a camisola até ao final”, manifestou.

Amanhã, dia 3 de setembro, realiza-se a quarta etapa do Giro Della Lunigiana, que irá ligar Pontremoli a Fivizzano, num percurso de 97,9 quilómetros. Esta etapa terá uma subida de primeira categoria, em Reusa. A partida será dada pelas 13h45 e a chegada está prevista para as 16h10.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Motociclista morre em colisão com automóvel

Um motociclista de Peniche, de 45 anos, morreu na sequência da colisão entre o motociclo que conduzia e um automóvel, ocorrida no passado domingo, cerca das 13h00, na EN370, perto de Azeitão, no concelho de Setúbal.

Escolas assaltadas e vandalizadas

Duas escolas situadas ao lado uma da outra na vila da Nazaré, na Avenida Nogent Sur-Marne, estiveram encerradas na passada segunda-feira por terem sido assaltadas, ficando um rasto de destruição que motivou que não fosse possível haver aulas para os cerca de mil alunos no total.

assaltos1

Sofre queimaduras em incêndio

Um jovem de 25 anos sofreu queimaduras na sequência de um incêndio numa habitação na Rua Sebastião de Lima, nas Caldas da Rainha, no passado domingo, tendo o alerta sido dado pelas 07h58.