Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 20° C
15° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 20° C
15° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 21° C

Município investe em medidas de combate às alterações climáticas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com os objetivos de implementar medidas de combate às alterações climáticas e à transição para uma economia verde e dotar o espaço público com melhores condições, o município de Peniche apresentou uma candidatura ao programa de Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-UE) para arborizar diversos espaços verdes na cidade, […]

Com os objetivos de implementar medidas de combate às alterações climáticas e à transição para uma economia verde e dotar o espaço público com melhores condições, o município de Peniche apresentou uma candidatura ao programa de Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-UE) para arborizar diversos espaços verdes na cidade, no valor de 74.802,56 euros, comparticipado a 100%.

Foram escolhidos 32 locais, abrangendo uma área total de 3,14 hectares.
Esta intervenção, que se prevê estar concluída até ao final de 2023 contribui para o aumento da plantação de árvores e arbustos autóctones/alóctones, promovendo assim a criação de sombreamento na cidade, potenciando a diversidade florística para alimento e refúgio de fauna e usufruto do espaço público pela população.
Esta ação está dentro da estratégia municipal de implementar medidas, que contribuam para o sequestro de carbono e a depuração do ar, e minorando os efeitos da poluição.
Para além da arborização prevê-se intervenções complementares de beneficiação e reajuste dos sistemas de rega, redução de áreas relvadas, aplicação de revestimentos orgânicos no solo para manutenção da humidade nas plantas, instalação de mobiliário urbano e instalação de casas-ninho para abrigo das aves urbanas.
Para o presidente da Câmara Municipal, Henrique Bertino “temos de continuar a trabalhar para reduzir a pegada carbónica”. “A aposta e o trabalho desenvolvido que continuamos a fazer no Pinhal Municipal, na Albufeira de São Domingos e a sua envolvente, nos espaços verdes públicos são alguns dos exemplos do que temos vindo a fazer e pretendemos para o nosso concelho. Que planeta queremos deixar aos mais novos? É importante também apostar na alfabetização ambiental”, explicou o autarca, adiantando que “formar e conscientizar os cidadãos, especialmente as crianças sobre as causas das alterações climáticas e trabalhar para as combater. Em simultâneo, temos de construir espaços públicos com qualidade para que todos possam usufruir.”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Kidicaldas incentiva o uso da bicicleta nas deslocações diárias

A 2ª edição do Kidicaldas aconteceu no passado sábado e contou com uma forte participação de crianças e adultos, nos mais variados tipos de bicicleta. Os otogenários Virgínia e Mário Tavares foram conduzidos num trishaw, com direito ao vento nos cabelos.

kidicaldas 1

I Gala do Desporto e da Atividade Física

No dia 15 de outubro terá lugar no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha a I Gala do Desporto e da Atividade Física. Encontram-se abertas as votações para as diferentes categorias.

gala

Treinos na Escola de Atletismo do Arneirense

Os benjamins da Escola de Atletismo do Arneirense estão de volta dia 4 de outubro, pelas 18h, na Expoeste, podendo praticar atletismo adaptado para crianças e também a nova novidade, o Laser-Run.