Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Menos tasquinhas na Expoeste devido à crise que afetou as coletividades

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Expotur – Tasquinhas das Caldas da Rainha está de regresso ao pavilhão da Expoeste até ao dia 14 de agosto, depois do cancelamento em 2020 e 2021 devido à pandemia. A inauguração e abertura do certame decorreu no passado dia 5 e logo encheu de visitantes.
Protagonista desta edição continua a ser a gastronomia local

A Expotur – Tasquinhas das Caldas da Rainha está de regresso ao pavilhão da Expoeste até ao dia 14 de agosto, depois do cancelamento em 2020 e 2021 devido à pandemia. A inauguração e abertura do certame decorreu no passado dia 5 e logo encheu de visitantes.

expotur 3
Inauguração das Tasquinhas das Caldas da Rainha

Protagonista desta edição continua a ser a gastronomia local cozinhada por mãos sabedoras e servida nas tasquinhas típicas das associações e coletividades das diversas freguesias do concelho.

Este ano estão presentes 14 tasquinhas, menos 7 do que em 2019. Isto deveu-se à crise em algumas das coletividades por causa da Covid-19. Por exemplo, as queixadas das tasquinhas das Trabalhias não estão presentes porque a associação não tem direção.

É um evento que alia a gastronomia do concelho à animação, etnografia, artesanato e ainda uma mostra do associativismo.

Em declarações à imprensa no dia da abertura oficial, o presidente da câmara disse que este regresso representa “uma oportunidade de fonte de receita” para as coletividades das Caldas, muitas delas a passarem por grandes dificuldades por causa da pandemia. “É um dos maiores eventos do nosso concelho, com um significado muito especial que junta as nossas associações culturais, desportivas, e socais e ainda as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, dando-lhes a oportunidade de se promoverem e mostrarem o que fazem”, referiu Vitor Marques.

O regresso da Expotur vai “ajudar nas dificuldades das coletividades”, afirmou o autarca.

A pandemia e o cancelamento dos eventos e do desfile do carnaval nos últimos dois anos levou a que algumas coletividades do concelho fechassem. O presidente relatou que existem “associações que encerraram e outras que têm vindo gradualmente a retomar as suas atividades e sentiram alguma insegurança de terem voluntários que conseguissem vir trabalhar porque são dez dias muito intensos que só se consegue por amor às coletividades”.

O presidente da autarquia manifestou que vão apoiar as “associações com mais dificuldades porque são muito importantes para o concelho”. 

Este ano também não está presente o Caldas Sport Clube, mas segundo o autarca não é por estar em crise mas por “se encontrar em plena atividade, com muitas equipas já em funcionamento e o esforço seria muito intenso e há alturas em que se têm que definir prioridades”. 

Vitor Marques destacou que o evento é uma “representatividade das diversas áreas do concelho das Caldas”.

Este ano a disposição do certame está diferente das edições anteriores. “Quisemos dar uma aparência diferente com o espaço central da Expoeste representado pelo artesanato, criando uma melhor harmonia e um glamour diferente”, indicou o presidente, acrescentando que as freguesias estão com uma nova apresentação, composta por várias fotografias emblemáticas. 

Este ano as Tasquinhas das Caldas da Rainha têm cerca de 1700 lugares sentados, com mais espaço entre as mesas.

O cartaz de animação traz ao palco da Expotur nomes da música portuguesa: 10 agosto – 7 Saias; 11 agosto – Saul; 12 agosto – Wanda Stuart, Mico da Câmara Pereira e Adelaide Ferreira; 13 agosto – Sons da Terra; 14 agosto – Taberna do Ti Ernesto

expotur 4
Cerca de 1700 lugares sentados
expotur 6
José Viegas com Vitor Marques
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto