Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Esculturas feitas de plástico alertam para a poluição das praias e oceanos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Nazaré é um dos locais que recebem as esculturas da artista Soraia Domingos, feitas com plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados, recolhidos na costa portuguesa pela Marinha Portuguesa, ao abrigo do projeto TransforMAR, do Lidl. Todo o restante material plástico, passível de ser reciclado, será convertido em t-shirts.
Na Nazaré, a escultura perto do paredão da praia remete para uma ‘onda gigante’

A Nazaré é um dos locais que recebem as esculturas da artista Soraia Domingos, feitas com plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados, recolhidos na costa portuguesa pela Marinha Portuguesa, ao abrigo do projeto TransforMAR, do Lidl. Todo o restante material plástico, passível de ser reciclado, será convertido em t-shirts.

Na sua 5ª edição, o projeto TransforMAR vai além das praias e coloca esculturas de grande dimensão feitas a partir de plástico e resíduos, não passíveis de serem reciclados, em pontos estratégicos das cidades de Vila Nova de Gaia e Portimão, e da vila da Nazaré, como forma de alertar e consciencializar a população para a poluição das praias e oceanos.

Segundo o Parlamento Europeu, na União Europeia mais de 80% do lixo encontrado nas praias é plástico. De acordo com o relatório da Nações Unidas, “Da Poluição à Solução: Uma Análise Global sobre Lixo Marinho e Poluição Plástica”, estima-se que “até 2040, os mares devem receber entre 23 e 37 milhões de toneladas destes resíduos por ano”.

As redes perdidas no mar são um problema global destruindo as espécies marinhas e decompondo-se em microplásticos que ameaçam a segurança alimentar, o bem-estar animal e a saúde humana. Anualmente, a Marinha e as autoridades marítimas removem em Portugal cerca de seis toneladas de redes de pesca do oceano.

No total, as três esculturas ao abrigo do projeto TransforMAR, foram elaboradas a partir de mais de quatro toneladas de plástico, resíduos e redes de pesca, com um total de cerca de 20 quilómetros de redes de pesca, 100 metros de cabo e 200 covos (armadilhas de polvo).

Na Nazaré, a escultura perto do paredão da praia remete para uma ‘onda gigante’ (“a onda que ninguém quer surfar”).

O projeto TransforMAR é uma iniciativa do Lidl Portugal, em parceria com o Electrão, e com o apoio da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Brigada do Mar, Marinha  Portuguesa, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Quercus, que pretende sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular – através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Agrupamento Escolas São Martinho do Porto – António Salvador – 17,6 valores

António Salvador, do Agrupamento Escolas São Martinho do Porto, terminou o 12º ano com uma média de 17,6 valores. O jovem de 17 anos entrou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, no curso de Direito. Apesar das aulas ainda não terem começado, está a “gostar bastante da receção”.

antonio escola sao martinho

Peddy paper mostra cidade aos novos alunos da ESAD.CR

Na tarde da passada quarta-feira decorreu um peddy paper organizado pelo grupo académico das Caldas da Rainha pela Academia, para que os novos alunos da ESAD.CR pudessem conhecer melhor os pontos turísticos e importantes da cidade.

peddy paper

Festival de Música Clássica

No dia 1 de outubro tem início o Festival de Música Clássica do Bombarral. Esta organização da Câmara Municipal irá decorrer durante todos os sábados do mês de outubro.

classica