Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C

Estudantes e instituições ajudam idosos a manter a mobilidade  

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Como manter a mobilidade dos idosos do Serviço de Apoio Domiciliário da instituição privada de solidariedade social Fonte Santa, na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha? Este foi o desafio lançado pela instituição a uma equipa de alunos de diferentes escolas do ensino superior.
Alguns dos elementos da equipa do projeto

Como manter a mobilidade dos idosos do Serviço de Apoio Domiciliário da instituição privada de solidariedade social Fonte Santa, na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha? Este foi o desafio lançado pela instituição a uma equipa de alunos de diferentes escolas do ensino superior.

Integrados no projeto Link Me UP – 1000 ideias, seis estudantes, duas professoras do Politécnico de Leiria (Ana Elisa Sousa e Paula Cardoso, do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – CiTUR, do Politécnico de Leiria) e a Fonte Santa juntaram-se para em conjunto desenvolverem um projeto de co-criação de inovação, com recurso à metodologia Demola, isto é, enquanto equipa multidisciplinar tentarem encontrar uma solução para o “caso” proposto.

Se na sede da instituição os idosos que a frequentam são convidados a realizar um conjunto de atividades que lhes permite manter a mobilidade, o mesmo não acontece com os idosos em apoio domiciliário. A pandemia de Covid-19 só veio agravar a situação porque obrigou ao isolamento e confinamento dos idosos nas suas casas. Consciente da situação, a Fonte Santa propôs à equipa do projeto dar resposta a este desafio. Deste modo, durante oito semanas, os estudantes, em conjunto com as professoras e a própria instituição, foram para o terreno com o objetivo de encontrar uma solução para o caso.

Para isso, a equipa traçou o perfil dos idosos do apoio domiciliário, entrevistou psicólogos, fisioterapeutas, o presidente da ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social, a diretora técnica do projeto Seniores Mais, dos Pimpões, a coordenadora técnica do projeto CLDS4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social) e o presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro.

“Destas entrevistas, ressaltou a importância de aliar a questão física à questão emocional, uma vez que para alcançar resultados positivos, estas têm que andar de mãos dadas. Como consequência, a equipa criou um Plano de Bem-estar do Idoso, que tinha como objetivo trabalhar a melhoria da sua qualidade de vida. Para isso, a equipa encetou contactos com diferentes instituições do concelho que podiam contribuir para tornar este objetivo uma realidade”, relataram as docentes Ana Elisa Sousa e Paula Cardoso.

As professoras sublinharam que “cuidar do outro não é uma responsabilidade isolada, mas um dever de todos”, pelo que, neste sentido, foi desenvolvido um plano que envolve parcerias com a comunidade local e as suas instituições, como é o caso do Centro de Saúde das Caldas da Rainha, da Sociedade de Instrução e Recreio Os Pimpões, da Associação Cultural Desportiva Recreativa Arneirense, do Centro Cultural e Recreativo da Serra do Bouro, do Politécnico de Leiria, do CLDS4G das Caldas e da União de Freguesias.

“O Plano de Bem-Estar também incluiu diferentes planos de exercício físico concebidos para que os idosos o possam executar sozinhos ou acompanhados, tendo por base a sua condição individual de saúde e perfil pessoal”, indicaram Ana Elisa Sousa e Paula Cardoso.

Para as docentes do Politécnico de Leiria, “o ensino atualmente não pode, nem deve ficar fechado entre quatro paredes, é importante envolver a comunidade e trazer os estudantes para fora de portas, onde podem aplicar os seus conhecimentos ao serviço do outro. Aprender já não pode ser apenas conhecer o que os livros e a internet mostram, mas também permitir que os estudantes aprendam de forma ativa, aproximando as instituições de ensino da realidade, pois a melhor forma de aprender é ter a oportunidade de fazer”.

“As instituições de ensino superior têm uma responsabilidade social à qual não podem ser alheias e o Politécnico de Leiria mais uma vez demonstra o seu compromisso para com a comunidade em que se insere”, vincaram as docentes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos