Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C


Vai abrir em Alvorninha um Posto Complementar de Saúde

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Vai abrir na freguesia de Alvorninha, no concelho das Caldas da Rainha, no próximo mês de setembro, um PCS – Posto Complementar de Saúde com colheitas de análises clínicas, marcação de consultas e exames médicos, e ainda, pedidos de medicamentos e produtos de saúde com entrega ao domicílio.
Paulo Neto Freire e António José Henriques junto às instalações do Posto Complementar de Saúde

Vai abrir na freguesia de Alvorninha, no concelho das Caldas da Rainha, no próximo mês de setembro, um PCS – Posto Complementar de Saúde com colheitas de análises clínicas, marcação de consultas e exames médicos, e ainda, pedidos de medicamentos e produtos de saúde com entrega ao domicílio.

O PCS, funcionará nas mesmas instalações da farmácia de Alvorninha que encerrou a 30 de junho. O novo projeto, é uma parceria da Farmácia Neto, Lda, (empresa proprietária do alvará de farmácia), da Policlínica da Benedita e do Laboratório de Análises Clínicas – Dr.ª Justina do Rego Filipe.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Paulo Neto Freire, farmacêutico e sócio-gerente da empresa proprietária do alvará de farmácia, disse, que a abertura do PCS é uma forma de compensar a população da freguesia, devido ao encerramento da farmácia. “Nós somos sensíveis às necessidades da população e é preferível para a população ter um PCS no lugar da farmácia do que não ter nada”, salientou, o farmacêutico, recordando, que encerrou a farmácia de Alvorninha devido à sua inviabilidade económica.

O encerramento, foi “consequência do número muito limitado de utentes que recorrem à farmácia nos últimos anos, tornando-a inviável economicamente”, adiantou Paulo Neto Freire. Referiu “que a reduzida utilização da farmácia, era motivada pela curta distância, apenas 2,4 quilómetros por estrada, entre a antiga farmácia de Alvorninha e a de Vidais”.

Este responsável, considera que em Alvorninha “faz mais sentido um PCS, porque da mesma forma que a farmácia de Vidais fornece medicamentos à população de Alvorninha, também o novo PCS poderá beneficiar com as análises clínicas e outros serviços as pessoas de Vidais”.  

Questionado sobre a viabilidade económica do Posto Complementar de Saúde, o responsável disse que, com este novo projeto, ao contrário da farmácia, é possível “unirmos esforços e encontrarmos novas formas de fazer chegar os serviços à população, através da partilha de custos entres os parceiros e a oferta de serviços complementares num só local”. “Por isso mesmo, o PCS em Alvorninha só é possível com os protocolos com a Policlínica da Benedita e o Laboratório de Análises Clínicas da Drª Justina Rego Filipe, já realizados, e aos quais outros se poderão juntar”.

Por outro lado, uma farmácia está obrigada por “lei a ter um diretor técnico, que hoje em dia é uma pessoa com mestrado integrado em ciências farmacêuticas e um farmacêutico substituto, e é obrigada a um horário mínimo de funcionamento, que é de 50 horas, e um Posto Complementar de Saúde é muito mais versátil”, explicou.

O gerente da empresa adiantou ainda, que com o PCS instalado, é possível manter pelo menos um dos postos de trabalho. “A técnica auxiliar de farmácia, que é a colaboradora mais antiga da farmácia de Alvorninha e que vive na freguesia vai ficar a trabalhar no Posto Complementar de Saúde”, contou Paulo Neto Freire.

António José Henriques, proprietário da Policlínica da Benedita, destaca a importância de “estar perto das populações”. “Nós estamos aqui para colaborar, o projeto está em cima da mesa e ainda estamos a definir como vai funcionar em concreto o protocolo”, contou, acrescentando que o objetivo é “arranjar soluções em prol da saúde das pessoas destas freguesias mais longe das cidades”.  “Acredito que ao unirmos esforços e fazermos uma análise da real necessidade da população conseguimos arranjar uma solução”, adiantou o responsável.

O presidente da Junta de Freguesia de Alvorninha, José Henriques, disse ao JORNAL DAS CALDAS que o ideal era ter “a farmácia de Alvorninha aberta, a funcionar com boa saúde financeira, mas não sendo possível, um PCS é muito melhor que não ter nada”. “Como é uma entidade privada, a Junta não pode obrigar que continue a funcionar”, afirmou.

Apesar dos dois pareceres desfavoráveis da Câmara Municipal das Caldas, o sócio-gerente da empresa proprietária do alvará de farmácia, ainda não desistiu do projeto que tem para a transferência da farmácia para o bairro lisbonense, na zona Sul das Caldas da Rainha, que poderia servir os habitantes do Avenal, do Bairro das Morenas e de São Gregório. “Continuamos com este projeto, porque consideramos que faz sentido ter uma farmácia nova nesta zona das Caldas”, apontou.

Segundo, Paulo Neto Freire, tendo em conta o encerramento da farmácia em Alvorninha, o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. enviou no passado dia 21 de julho, “um novo ofício no sentido da Câmara informar se mantém o seu parecer desfavorável, dado que a lei diz que há 2 requisitos para a abertura de concurso público para a concessão de um novo alvará de farmácia num ratio mínimo de 3.500 habitantes/farmácia, distância mínima de 2 mil metros em relação à farmácia mais próxima”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar