Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Inaugurada Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola para alunos atletas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, que tem vindo ajudar os alunos atletas de alta competição provenientes de diferentes modalidades desportivas a melhorarem o rendimento, tanto na escola como no desporto, foi inaugurada “simbolicamente” na passada sexta-feira, com a presença do secretário de Estado do […]
Comitiva presente na cerimónia de inauguração na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

A Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, que tem vindo ajudar os alunos atletas de alta competição provenientes de diferentes modalidades desportivas a melhorarem o rendimento, tanto na escola como no desporto, foi inaugurada “simbolicamente” na passada sexta-feira, com a presença do secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, que considerou este projeto “um casamento feliz entre o desporto e a educação”.

Esta unidade de apoio teve início no ano letivo 2015/16 quando a direção da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro se apercebeu das dificuldades que enfrentavam os alunos atletas de alto rendimento, na relação entre a sua atividade desportiva e escolar, nomeadamente o ciclista João Almeida, que foi um desses alunos quem fizeram parte de uma das 19 UAARE a nível nacional, que apoiam alunos atletas de 43 modalidades desportivas.

Na cerimónia, a diretora cessante do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Maria do Céu Santos, recordou que “a escola nem sabia, na altura, que aquele aluno tinha estatuto de alto rendimento, só o soube quando João Almeida foi convocado para o Campeonato da Europa e, no mesmo dia da competição, tinha um exame do 12º ano”.

O caso fez com a escola apresentasse à Direção-geral de Educação uma candidatura ao programa UAARE, através do professor Manuel Nunes e com o apoio da Federação de Badminton, que providencia, entre outros aspetos, alojamento para os alunos deslocados. “Foi assim que agarrámos o projeto e com muita perseverança e qualidade a nossa escola foi uma das selecionadas para integrar a rede nacional de UAARE”, salientou a docente, adiantando que além de João Almeida, que terminou nesse ano o seu percurso, a escola já tinha mais alguns alunos nas mesmas condições, nomeadamente na modalidade de badminton.

Já o novo diretor do Agrupamento, Jorge Pina, sublinhou que “este foi um projeto abraçado com amor e carinho pelo nosso agrupamento, e enquanto eu for diretor, ele continuará assim”.

As UAARE visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escolas, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo. Atuam em três domínios essenciais: gestão escolar, gestão desportiva e saúde e bem-estar, trabalhando em rede com autarquias e encarregados de educação, assegurando condições de conciliação para o sucesso dos alunos-atletas.

“De facto, as UAARE só têm sucesso se todos estivermos juntos para encontrar soluções para os problemas dos alunos atletas, e é esse objetivo deste projeto”, referiu o coordenador nacional das UAARE, Victor Pardal, que aproveitou para esclarecer que só neste último ano letivo as 19 unidades de apoio permitiram dar seis apoios pedagógicos dentro das salas Aprender +, terminando assim com “um sucesso escolar na ordem dos 95%, e no qual está inserida esta escola”. “Isto para nós é uma enorme felicidade”, apontou.

Presente na inauguração também esteve o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia, que considerou que “as UAARE são uma espécie de casamento feliz entre o desporto e a educação, com grande sucesso, quer na componente educativa, quer desportiva”.

O projeto “consegue dar ganhos ao desporto porque os atletas melhoram o seu desempenho e geram melhores resultados para a sua modalidade e estes atletas têm conseguido grandes resultados para o desporto nacional e é um sucesso na escola porque o projeto dá outro tipo de proteção aos alunos e permite-lhes ter um aproveitamento, também na escola, de alto rendimento”, acrescentou o secretário de Estado, destacando ainda a importância do apoio das câmaras municipais para o desenvolvimento do desporto, sendo “parceiros essenciais para que estes projetos se continuem a desenvolver”.

Face ao “sucesso do projeto e ao contributo que tem dado”, o governo decidiu alargar o número de UAARE de 19 para 23, de modo a que “a rede possa ser um espaço de oportunidade para os jovens de todo o país, independentemente do território onde residem”, abrangendo assim 750 alunos/atletas de alto rendimento de 43 localidades.

O presidente da Câmara Municipal, Vitor Marques, também agradeceu aos responsáveis pelo projeto, que “permite não só os alunos do concelho, mas também fora dele, terem esta oportunidade de desenvolver a atividade educativa juntamente com a desportiva”.

Além de descerrar a placa, que assinala a atribuição do estatuto UAARE, a comitiva visitou a sala de estudo “Aprender +”, onde os alunos vão poder aceder a todos equipamentos e serem devidamente acompanhados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz

Caldas Sport Clube procura candidatos aos órgãos sociais

Na passada quinta-feira realizou-se a assembleia-geral eleitoral do Caldas Sport Clube sem que houvesse listas a sufrágio, criando-se um vazio diretivo, com a direção em gestão até à próxima reunião, marcada para 26 de abril, às 21h30, no auditório da Câmara Municipal, em que se espera possa haver pelo menos uma candidatura.

assembleia