É habitual as corporações de bombeiros da região darem o seu contributo no combate às chamas em municípios mais fustigados noutras zonas do país, mas este mês foram chamadas para dias intensos e desgastantes em vários distritos e em diversos teatros de operações, nomeadamente em Pombal, Ansião, Alvaiázere, Ourém, Soure, Leiria, entre outros concelhos.
As corporações de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Cadaval, Peniche, São Martinho do Porto, Benedita, entre outras da região têm enviado veículos de combate a incêndios florestais, auto-tanques, ambulâncias e veículos de comando, e os operacionais têm ajudado a debelar o fogo sem se tenham registado incidentes que coloquem em causa a integridade física dos bombeiros.
Ajudaram a salvar habitações e outros bens de pessoas que se encontravam em total desespero, face à aproximação dos incêndios junto das suas propriedades.
O risco máximo de incêndio tem vindo a contribuir para um aumento das ignições em diversos pontos do país, mas na região oeste, até agora, os fogos não têm tido grande dimensão, para sossego das populações.
Nas Caldas da Rainha a preocupação tem sido Salir do Porto, com várias ocorrências.
De qualquer forma os dispositivos estão em alerta para qualquer ativação no território.
Corporações agradecem ofertas
O comando e a direcção dos Bombeiros das Caldas da Rainha agradeceram várias ofertas que receberam nos últimos dias, para auxiliar os operacionais no combate aos incêndios rurais.
O hipermercado E.Leclerc, o Pingo Doce de Tornada, a empresa DGI, a Remax Vantagem Real, o partido local do Chega, o grupo In Rio e pessoas individuais fizeram chegar às instalações packs de águas e snacks para os bombeiros.
No Bombarral, o corpo de bombeiros agradeceu aos colegas belgas, nomeadamente ao comandante Bert Swyssen, que, através do ex-bombeiro Demul Walter ofereceu uma câmara térmica para auxiliar no combate às chamas.
Este equipamento permite que os bombeiros efetuem buscas em ambientes com visibilidade nula, como no caso dos incêndios estruturais, aumentando desta forma a eficácia das buscas e consequente resgate de vítimas.
0 Comentários