Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 28° C
15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C
15° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
  • Monday 30° C

Recolhas de sangue no período de férias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Todos os dias são necessárias 900 a 100 unidades de sangue – Dê Sangue no Verão”. É este o mote da campanha de verão que a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) promove já a partir do dia 28 de julho, visando apelar a que os cidadãos continuem a dar sangue nesta altura do ano.

“Todos os dias são necessárias 900 a 100 unidades de sangue – Dê Sangue no Verão”. É este o mote da campanha de verão que a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) promove já a partir do dia 28 de julho, visando apelar a que os cidadãos continuem a dar sangue nesta altura do ano.

No verão os hospitais continuam a necessitar de sangue para dar resposta às necessidades dos seus doentes, motivo pela qual a Fepodabes apela a todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50 quilos e que sejam saudáveis, façam a sua dádiva. “É muito importante que as pessoas façam a sua dádiva antes de partirem para o gozo das merecidas férias e mesmo durante o período de férias, pois no verão os hospitais têm necessidade de sangue”, refere Alberto Mota, presidente da Fepodabes.

“Verifica-se um aumento na frequência relativa de dadores no grupo etário dos 18 aos 24 anos e a distribuição nos grupos etários mostra um rejuvenescimento da população de dadores”, indica, fazendo notar que “aproveitando o momento que muitos jovens estão a dar sangue pela primeira vez, é necessário fidelizá-los e fazer com que cada dador faça a sua dádiva regular“.

Com o intuito de ir ao encontro dos potenciais dadores, a Fepodabes leva a efeito uma campanha de verão entre os dias 28 de julho a 30 de agosto. Esta iniciativa vai decorrer em vários locais e pretende ser um contributo adicional para reforçar as reservas de sangue e componentes sanguíneos neste período de férias.

Na região, há colheitas previstas em Peniche – dias 14 de agosto, das 09h00 às 13h00, e 16 de agosto, das 15h00 às 19h00, no parque de viaturas de saúde do quartel dos Bombeiros Voluntários de Peniche, e na Foz do Arelho, nos dias 29 de agosto, das 15h00 às 19h00, e 30 de agosto, das 15h00 às 19h00, no Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho.

“O verão é uma altura do ano em que a disponibilidade dos cidadãos para dar sangue é mais reduzida, pelo que a Fepodabes decidiu promover esta campanha de verão para dar o seu contributo para a manutenção das reservas de sangue”, diz Alberto Mota.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Despiste mortal na estrada entre a Foz e Caldas

Um homem de 63 anos morreu na sequência do despiste do carro que conduzia, ao final da manhã da passada quinta-feira na variante entre a Foz do Arelho e as Caldas da Rainha, na zona da freguesia do Nadadouro, após uma curva.

despiste 1

43 cães com ferimentos ou em condições deploráveis foram resgatados

O IRA - Intervenção e Resgate Animal divulgou que uma ação de fiscalização a um caçador, no concelho do Cadaval, culminou com a apreensão e resgate de 43 cães. Nessa operação, para além do IRA, estiveram envolvidas várias entidades, como o Gabinete Médico Veterinário Municipal, duas associações locais de proteção de animais, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e a GNR, que constituiu arguido o detentor dos animais, que estavam em condições deploráveis de higiene e alguns com fraturas expostas, doentes e esqueléticos.

ira0

Viatura em barracão foi consumida pelas chamas

Um barracão que servia de arrecadação de uma habitação ficou destruído na tarde da passada quarta-feira, na sequência de um incêndio em Silval, na freguesia de Turquel, em Alcobaça, que consumiu um carro que estava no interior e obrigou um casal, uma mulher de 66 anos e um homem de 69 anos, a ter de ser alojado na casa de um filho, devido aos estragos provocados.

silval