O Grupo de Teatro Animais de Palco estreou a sua nova criação “Celebrar a Ginjada”, no passado dia 9, no âmbito do 7o Festival da Ginja de Óbidos, realizado na Amoreira, numa iniciativa da Junta de Freguesia.
“Celebrar a Ginjada” é uma paródia em verso, recuperando o registo das quadras populares, pelo ritmo e rima, numa dinâmica teatral, cuja ação decorre numa taberna, comandada por «Henriqueta», na exaltação da ginja, produto icónico do território e suas múltiplas possibilidades de maceração, fermentação e apresentação.
Na tasca “Catedral da Ginja” reúne-se uma galeria de figuras típicas, comuns a estes espaços, enquanto se saboreia desse rico licorzinho.
«Julião», personagem que representa o cliente habitual do templo ginjeiro e especialista nos rituais da dita é o rei da demanda da ginja. O «compadre Bento», companheiro destas lides bem bebidas vem de longe para celebrar com os amigos. A dupla «Faustino & Anacleto» não falha a apreciação com as suas “tiradas certeiras”. «Henriqueta», personagem promotora da ginjinha, vai dirigindo com mão de ferro, ora servindo diligentemente os clientes, ora pondo ordem em qualquer exagero inesperado, onde o fiado está ausente.
Os atores Carina Rodrigues, Fernando Leitão, Jorge Leitão Gomes, Ricardo Leandro e Vítor Barão, sob a encenação de José Ramalho, interpretaram esta nova criação com entusiasmo e agrado.
Este espetáculo insere-se no projeto de formação que o Município de Óbidos desenvolve com os grupos de teatro amador do concelho, numa política de animação teatral, visando a sua capacitação e estimulando a dinâmica de cada grupo.
0 Comentários