Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Problemas de saúde das crianças no verão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O verão é tipicamente marcado por férias, idas à praia, descontração e passeios ao ar livre. Apesar disso, nunca é demais lembrar algumas situações que surgem nesta época do ano e que implicam atenção por parte dos pais. A prevenção é essencial e reconhecer os sinais de alarme pode fazer a diferença.

O verão é tipicamente marcado por férias, idas à praia, descontração e passeios ao ar livre. Apesar disso, nunca é demais lembrar algumas situações que surgem nesta época do ano e que implicam atenção por parte dos pais. A prevenção é essencial e reconhecer os sinais de alarme pode fazer a diferença.

Gastroenterites – Uma das causas principais de doença no verão são as gastroenterites, virais ou bacterianas. Os sintomas são vómitos, diarreia e febre, sendo motivo de preocupação quando os vómitos são persistentes ou existem sinais de desidratação: língua, lábios ou pele seca, choro sem lágrimas, sede intensa, cansaço, sonolência ou confusão.

Quando a criança começa a vomitar, não deve oferecer qualquer alimento, nem mesmo água, já que o preenchimento do estômago pode ser um estímulo para voltar a vomitar. Após cerca de 30 a 45 minutos deve iniciar um soro de hidratação oral de forma fracionada. O fracionamento da ingestão serve para permitir uma tolerância gradual aos líquidos.

Quanto à diarreia, é importante não usar medicamentos para para-la pois estará a inibir o processo fisiológico de eliminação dos microrganismos. Os pais devem estar atentos aos sinais de alarme, procurando a observação médica se o quadro clínico persistir, sobretudo após uma tentativa de hidratação oral que não foi bem sucedida.

Otites – Nesta altura do ano são também comuns as otites externas, cujo principal sintoma é a dor de ouvido, por vezes com interferência nas atividades diárias.

Com os mergulhos e banhos frequentes, a acumulação de água no canal auditivo externo leva a ferimento da pele e perda da barreira protetora do cerúmen (cera), desenvolvendo uma reação inflamatória com dor, inchaço e vermelhidão. O tratamento implica antibiótico, a maioria das vezes tópico. Se a situação for recorrente pode usar tampões quando frequenta piscina ou mergulha na praia. Deve evitar-se sempre o uso de cotonetes.

Reações a picadas de inseto – As picadas de inseto e a reação associada aumentam significativamente com o calor, podendo causar enorme desconforto. A maioria das vezes, a picada causa apenas um incómodo local, mas se houver muita comichão associada pode ser necessário um creme/gel para aliviar este sintoma.

É essencial cortar as unhas para não criar um problema adicional, as infeções bacterianas secundárias. Se a vermelhidão aumentar ou aparecer secreções amareladas deverá recorrer ao pediatra assistente.

As principais medidas para prevenir as picadas de inseto são: cobrir a pele com roupas confortáveis nas alturas de maior atividade dos mosquitos (nascer e pôr-do-sol), aplicar repelente adequado à idade, utilizar redes mosquiteiras em casa e evitar águas paradas.

Queimaduras solares – As queimaduras solares são outro dos motivos de preocupação numa altura em que a exposição solar aumenta.

As crianças abaixo dos seis meses devem evitar a exposição solar direta. De uma forma geral a permanência ao sol, particularmente na praia, deve ser evitada nas horas de maior intensidade solar (11h-16h). É importante estar atento ao índice de radiação ultravioleta emitido pelo Instituto de Meteorologia, devendo haver especial precaução se superior a 8. Nas crianças mais pequenas deve escolher os protetores solares minerais, com filtros anti-UVA e UVB e com fator de proteção (FPS) de 50 ou mais, renovar a cada duas horas ou logo após ter sido retirado por algum motivo. Deve manter uma boa hidratação, oferecendo água ao longo do dia, usar chapéu, roupa larga e confortável e óculos de sol. Existem no mercado fatos com índice de proteção solar, não existindo nenhuma recomendação formal para o seu uso, já que poucos estão certificados pela norma europeia EN 13758.

Em conclusão, independentemente dos problemas que possam surgir e motivar a observação pelo seu médico, a prevenção é a chave para um verão feliz e saudável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Diversão noturna e viagens de finalistas

Com a Páscoa, mais uma data festiva se passou, uma data muito celebrada ao longo dos anos no que toca a diversão noturna. De norte a sul foram muitos os eventos de celebração da mesma, contudo, já não é como outrora, em que se faziam romarias com família e amigos para diversos espaços noturnos espalhados pelo país fora.

ruben alves2

A UE não deve ceder nos Direitos Humanos por causa da ameaça nuclear

Em 25 de março, Hossein Amir-Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do Irão e Josep Borrell, o líder da política externa da União Europeia (UE) discutiram a importância de continuar as negociações e visitas para remover as sanções nucleares sobre o Irã. Borrell reiterou que finalizar as negociações nucleares é prioritário para a UE e destacou a necessidade de suspender tais sanções.

ia