Diogo de Almeida, aluno da Escola Básica e Secundária da Josefa de Óbidos, foi um dos trinta estudantes selecionados pela agência espacial portuguesa Portugal Space para ser “astronauta por um dia” e experienciar a sensação de gravidade zero num voo parabólico num avião da Airbus A310 da Novespace.
A agência espacial portuguesa vai dar a oportunidade aos estudantes, dos 14 aos 18 anos, de voarem e experienciarem condições de microgravidade, simulando a sensação que os astronautas vivenciam no espaço.
A campanha de voos parabólicos, a bordo do Airbus A310 da francesa Novespace, está prevista para 16 de setembro, com partida do aeroporto de Beja, e os futuros “astronautas” foram escolhidos na campanha “Zero G Portugal – Astronauta por um Dia”, com a colaboração da Ciência Viva e o apoio da Força Aérea Portuguesa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
“Tal como um astronauta em órbita, os astronautas por um dia vão perceber que de repente o seu peso deixará de existir. Andar ou carregar pesos não implica qualquer esforço, e os seus corpos vão sentir-se mais leves do que uma pena, flutuando no espaço”, refere a Portugal Space, cujo concurso que lançou recebeu 460 candidaturas, num processo de seleção que incluiu várias fases que reproduziram o processo “real”, com testes de perceção e interpretação do espaço.
Foram também selecionados dez candidatos de reserva, para a eventualidade de algum dos membros do grupo principal não poder participar, à semelhança do que acontece nas missões reais.
0 Comentários