Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 12° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 12° C
13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 12° C

Grupo de cicloturistas caldenses no antigo ramal do Dão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os “Cicloturistas Caldenses” pedalaram na ecopista do antigo ramal do Dão, entre Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, ao longo de 112 quilómetros, incluindo o passeio pelos arredores da cidade. Os “Cicloturistas Caldenses”, um grupo de amantes das duas rodas, de Caldas da Rainha, a maioria com origens nos famosos brevets Caldas-Badajoz, fez a sua […]
Os “Cicloturistas Caldenses” pedalaram ao longo de 112 quilómetros

Os “Cicloturistas Caldenses” pedalaram na ecopista do antigo ramal do Dão, entre Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, ao longo de 112 quilómetros, incluindo o passeio pelos arredores da cidade.

Os “Cicloturistas Caldenses”, um grupo de amantes das duas rodas, de Caldas da Rainha, a maioria com origens nos famosos brevets Caldas-Badajoz, fez a sua aventura no passado domingo pela pista do antigo ramal do Dão, que termina em Viseu.
Uma das principais caraterísticas do cicloturismo é o prazer de pedalar, associado à companhia dos amigos e ao contato com a natureza, aproveitando para observar a beleza da paisagem e o património natural e construído. Pedalar é um esforço necessário, mas não de forma a prejudicar o praticante, uma vez que cada um decide o seu ritmo.
Este grupo tem como divisa que o cicloturismo, como atividade desportiva de lazer, não deve ser levado ao extremo, porque não se trata de uma competição, mas sim de gozar o prazer da entreajuda e amizade.
Problemas como furos ou falhas mecânicas aconteceram mas foram de imediato resolvidas e não beliscaram a aventura.
Foi feito um planeamento minucioso antes da partida, uma boa conversa com quem já percorreu este ramal do Dão para fazer uma viagem sem “surpresas” mas com emoção.
O prazer que esta viagem de bicicleta proporcionou valeu todos os esforços, desde levantar pelas quatro horas da madrugada, partir cerca das cinco e meia, chegar ao início da pista pelas nove horas e cortar da meta em Viseu ao meio-dia e meia.
A Linha do Dão foi das primeiras vias-férreas de bitola estreita (via métrica) de Portugal, tendo sido inaugurada a 25 de novembro de 1890.
Com início na estação de Vimieiro, Santa Comba Dão, onde intersectava a Linha da Beira Alta, a Linha do Dão passava por Tondela, atravessando as terras do Dão, até chegar à estação de Viseu, numa extensão total de 50 quilómetros.
Em agosto de 1972, o serviço de mercadorias foi suspenso, sendo a Linha do Dão totalmente encerrada em 25 de setembro de 1998. Entre 1997 e 1999 os carris foram levantados, bem como o balastro e as travessas, dando origem a uma das melhores e mais atraentes ciclovias de Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival “Peniche no Prato”

O festival “Peniche no Prato”, 1.ª edição da Quinzena Gastronómica de Peniche, que pretende destacar os produtos locais ligados ao mar e à terra, realiza-se entre 1 e 17 de dezembro, potenciando três das principais áreas de atividades económicas do concelho: a pesca, a agricultura e o turismo. 

caldeirada

Usseira em festa em honra de Santa Luzia

A localidade da Usseira, no concelho de Óbidos, vai estar em festa, em honra de Santa Luzia, nos dias 7, 8, 9, 10, 12 e 13 de dezembro.

usseira

Exposição de artes e ofícios em A-dos-Negros

A “A de Artes”, a Exposição de Artes e Ofícios de A-dos-Negros, vai realizar-se no dia 10 de dezembro no Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros (GDRAN), com uma mostra para valorizar as artes, o artesanato e os criadores de várias gerações da freguesia do concelho de Óbidos.

negros