Q

Previsão do tempo

22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 27° C
22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 27° C
23° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C


Como planear a presença de uma marca num evento presencial?

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ


Sim, as feiras e eventos presenciais estão de volta! Depois de dois anos absolutamente loucos de pandemia, voltou a oportunidade para as empresas estarem a cara a cara com os seus clientes e parceiros.

É tempo de voltar a dizer que marcar presença num evento presencial traz inúmeras vantagens para uma empresa. Basta dizer que todos os participantes num evento são potenciais clientes.

A verdade é que num evento deste género o estado de predisposição para acolher novas ideias, contactar com novos produtos e conhecer novos serviços é grande. Assim, a oportunidade para fazer negócio também.

É nesse momento que entram os brindes publicitários – uma ferramenta de merchandising essencial para as empresas nestes momentos. Já veremos porquê.

Antes de mais, salientamos o óbvio: marcar presença num evento presencial deve obedecer a uma estratégia bem definida e não ser visto apenas como uma ocasião para ter um staff simpático a distribuir brindes e folhetos.

Ter um stand num evento destes é uma oportunidade única para atrair e fidelizar clientes, dar a conhecer a sua marca, produtos e serviços. Por isso, preparar essa oportunidade é muito importante.

Planeie a sua presença

É importante ter critério e escolher muito bem o evento em que vai participar. Deve considerar até que ponto este se alinha com a sua marca, a sua estratégia, o seu contexto económico e as tendências do mercado na sua indústria.

Deve, por exemplo, considerar se quer estar presente num evento apenas dedicado a profissionais ou aberto ao público em geral. Não se deixe levar por ideias fantasistas e pela mania das grandezas tipicamente portuguesa – há eventos com menor escala e dimensão que serão mais importantes para a sua empresa. Seja objetivo(a) na escolha.

Elabore um plano de marketing e comunicação

Ter um plano de marketing e comunicação eficaz é meio caminho andado para melhor preparar a sua marca para um evento presencial.

Envie convites personalizados, reative a sua mailing list e desenhe uma newsletter à sua medida, divulgue através de meios de comunicação social e redes sociais, invista em paid media. Elabore uma lista de influenciadores e líderes de opinião para que estes visitem o seu stand. Certifique-se de contratar um gestor de redes sociais, capaz de produzir bom conteúdo antes, durante e depois da sua presença.

Ofereça brindes publicitários

A oferta de brindes é uma estratégia de marketing de eficácia comprovada. Os brindes promocionais são sempre bem-recebidos – os seus clientes vão agradecer!

Consulte uma empresa de merchandising para aferir as opções que estas têm para o seu espaço. Há brindes para todos os gostos e feitios. Escolha bem os seus.

Monte uma equipa de produção

Quando escolher o certame em que vai participar, terá de ter em conta a sua natureza específica e o tipo de público a que se destina.

Em função do orçamento disponível, idealize o espaço que quer ter e monte uma equipa adequada ao mesmo, bem como aos seus objetivos e às ações que tem planeadas.

Esse planeamento irá traduzir-se num cronograma de produção, que trará de pensar o “como”, “quem” e quando” da sua participação no evento. Produção é planeamento, desenvolvimento, logística e execução. Sim, produção é tudo e meio caminho andado para o sucesso.

Escolha as métricas do sucesso

Deve determinar objetivos, definir métricas e escolher indicadores. Quer promover a sua empresa? Estudar o seu mercado? Apresentar novos produtos? Fidelizar clientes? Como vai medir o seu sucesso? Pelo número de visitas? Pelo número de vendas? Como?

Identidade e design

A identidade da empresa tem de estar claramente visível no seu stand num evento. O espaço tem de ser pensado não só pela equipa de produção, mas também com o contributo da equipa de design – tem de ser cativante e apelativo, oferecendo uma experiência agradável a quem o visita.

Escolha um dream team

Para que os visitantes tenham uma experiência agradável, é preciso ter uma excelente equipa no local. Simpática, empática, competente e informada – esta equipa será o seu cartão de visita.

Uma boa equipa reunirá diferentes qualidades e combinará vendas, com marketing, relações-públicas e hospitalidade. Dê formação a quem vai representar a sua empresa, para que o seu negócio, produto ou serviço seja conhecido por quem o vai representar.

Os eventos presenciais regressaram e são um momento excelente para a sua empresa se apresentar ao público. Já pensou em qual vai marcar presença este ano?

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Dia Internacional do Idoso festejado na Misericórdia

A mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha celebrou no passado sábado o Dia Internacional do Idoso com uma missa e lanche-convívio no edifício sede da instituição, com a participação de utentes e familiares, e animado pelos Cavaquinhos das Gaeiras.

santa1

Grupo Académico da ESAD.CR dinamiza evento solidário

“#CALDASSempreLimpa” é uma iniciativa cívica que “pretende sensibilizar a população para a importância da limpeza urbana e de como esta reside não apenas no ofício da recolha do lixo, mas acima de tudo no exemplo que podemos dar aos outros”, descreve o Grupo...