Uma encenação histórica dinamizada pelo ator José Ramalho, diretor técnico do Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha, que interpretou a personagem de D. Afonso, IV Conde de Ourém, e a apresentação da obra literária “Princesas, rainhas e condes no Castelo de Ourém”, da autoria da alcobacense Vanda Furtado Marques, com ilustração da beneditense Ana Isabel Lopes Mateus, integraram o programa comemorativo do Dia do Município de Ourém, a 20 de junho.
A cerimónia protocolar de inauguração da reabilitação do Castelo e Paço dos Condes de Ourém foi um dos momentos e contou, para além das presenças institucionais da Câmara, Assembleia Municipal e entidades civis, militares e religiosas, com a presença do presidente do Conselho de Administração da Fundação da Casa de Bragança, Alberto Ramalheira, e da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.
O projeto de reabilitação do Paço dos Condes de Ourém, da autoria de João Mendes Ribeiro, venceu um prémio FAD de Arquitetura e Interiorismo 2022 e recebeu uma menção honrosa pelo júri do Prémio Nacional da Reabilitação Urbana.
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, realçou o trabalho desenvolvido no espaço agora reabilitado assim como o rigor técnico inerente: “O Castelo de Ourém recuperou toda a sua dignidade, sendo hoje um monumento devidamente recuperado e aberto à comunidade”.
0 Comentários