Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
18° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 28° C
18° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 30° C

“Festas, romarias e peregrinações” no Mercado Medieval de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Mercado Medieval de Óbidos vai decorrer de 21 a 31 de julho, todos os dias sem interrupções, sob o tema “festas, romarias e peregrinações”, procura fazer uma ponte entre a recreação e a recriação históricas.
Evento vai decorrer de 21 a 31 de julho

O Mercado Medieval de Óbidos vai decorrer de 21 a 31 de julho, todos os dias sem interrupções, sob o tema “festas, romarias e peregrinações”, procura fazer uma ponte entre a recreação e a recriação históricas.

Desde 2002 a alavanca de muitas das associações e de muitas empresas espalhadas pelo concelho, proporcionará diferentes experiências aos visitantes, como trajar à época, ter um serão digno da nobreza, dançar com os grupos de danças antigas ou até participar na construção de um busto de D. Urraca, a primeira donatária da vila de Óbidos. Será um trabalho feito ao vivo pelo escultor Carlos Oliveira, com ateliê em Óbidos, e que terá como matérias-primas estrume, palha, óleo de peixe, óleo de linhaça e barro. A peça medirá 2,70 metros por 1,60 e pesará, no final, cerca de três toneladas.
O evento terá também outras particularidades. Para além de utilizar o espaço da Cerca do Castelo com maior abrangência, com o aproveitamento dos recursos para a implementação de um cenário mais natural, será, mais uma vez, um evento sem plástico e que promoverá atividades sem recursos tecnológicos, com exceção da compra de bilhetes online. Todos os materiais cenográficos são reciclados, pelo que a preocupação ambiental continua a ser um dos grandes objetivos do Mercado Medieval de Óbidos.
O evento, este ano, terá ainda uma forte componente de formação de públicos, com a criação de residências artísticas, a trabalhar com muitos participantes dos grupos locais de teatro, palestras e construções artísticas de índole histórica, assim como pretende ser um incentivo à formação de grupos de recriação histórica.
Por outro lado, há, desde a primeira edição, uma questão de responsabilidade social, nomeadamente com o apoio às coletividades locais, responsáveis pelas famosas tabernas medievais do evento. O Mercado Medieval de Óbidos foi criado com o intuito, também, de possibilitar às associações locais a angariação de fundos para as suas atividades e necessidades, tendo, desde então, permitido a muitas dessas coletividades expandir as suas valências, instalações e dimensões de apoio às populações que servem.
O evento é gratuito para todos os munícipes de Óbidos, havendo diversos descontos para quem não é munícipe, nomeadamente para grupos com mais de 20 pessoas, para trajados à época (com rigor), para pessoas com mais de 65 anos, para estudantes com menos de 25 anos e para pessoas com incapacidades ou deficiência.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade física e da saúde no Vau

No passado dia 1 a Junta de Freguesia do Vau, em Óbidos, assinalou o dia da atividade física e da saúde, na tentativa de incentivar a realização regular de exercício físico e lutar contra o sedentarismo. Participaram o instrutor de zumba, João Santos, e Marisa...

vau

Novo comandante na Capitania da Nazaré

O capitão-de-fragata Lopes Figueiredo tomou posse na passada terça-feira do cargo de capitão do porto da Nazaré, durante uma cerimónia protocolar que teve lugar no Forte de São Miguel Arcanjo.

comandante