Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Apresentação do “Guia das Aves da Mata Municipal do Bombarral”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
28 espécies de aves compõem o “Guia das Aves da Mata Municipal do Bombarral”, da autoria de Hélder Cardoso e Marco Nunes Correia, numa edição da Associação Real 21, que foi apresentado no passado dia 29.
Os dois autores responsáveis pelo guia

28 espécies de aves compõem o “Guia das Aves da Mata Municipal do Bombarral”, da autoria de Hélder Cardoso e Marco Nunes Correia, numa edição da Associação Real 21, que foi apresentado no passado dia 29.

O lançamento do guia das aves identificadas neste espaço natural esteve inserido no programa comemorativo do 108º aniversário do concelho do município bombarralense.
O guia, que demorou um ano e meio a ser elaborado, contempla “uma lista real das espécies que ocorrem e podem ser observadas na Mata Municipal, em diferentes períodos do ano, bem como qual é a sua abundância no local”. Para a sua concretização, o ornitólogo Hélder Cardoso começou por realizar algumas visitas de campo regulares para observar visualmente as aves e ter alguns pontos de escuta através do som emitido, sendo “esta uma das formas mais fáceis de detetar espécies, sobretudo aquelas que habitam nas copas das árvores”.
A obra apresenta 28 espécies, sendo 26 aves comuns e abundantes em todo o país. “As restantes duas são espécies bastante interessantes, a andorinha das rochas e o tordo, que estão em franca expansão para sul, estando neste momento algumas a habitar na Praça do Município”, explicou o especialista em aves, adiantando que “este guia também contém alguns casos particulares”.
Além dos textos, conta com diversas ilustrações com “um nível de detalhe bastante grande” do designer gráfico Marco Nunes Correia.
Após a apresentação da obra houve um momento musical com a atuação do coro adulto do Círculo de Cultura Musical Bombarralense.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Festival de Música Clássica

No dia 1 de outubro tem início o Festival de Música Clássica do Bombarral. Esta organização da Câmara Municipal irá decorrer durante todos os sábados do mês de outubro.

classica

Fotografias promovem aspirante Geoparque Oeste

O Salão Nobre dos Paços do Município do Bombarral recebeu a cerimónia de entrega de Prémios da I Edição do Concurso de Fotografia do aspirante Geoparque Oeste em parceria com a Revista National Geographic Portugal.

fotografias

Universitários 50+ arranca ano letivo com 111 alunos inscritos

O Projeto Universitários 50+, no Bombarral, iniciou o ano letivo com 111 alunos inscritos, os mais idosos já na casa dos 80 anos, apresentando uma resposta social que versa na dinamização regular de atividades culturais, sociais, educacionais e de convívio.

letivo