Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

Apresentação do “Guia das Aves da Mata Municipal do Bombarral”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
28 espécies de aves compõem o “Guia das Aves da Mata Municipal do Bombarral”, da autoria de Hélder Cardoso e Marco Nunes Correia, numa edição da Associação Real 21, que foi apresentado no passado dia 29.
Os dois autores responsáveis pelo guia

28 espécies de aves compõem o “Guia das Aves da Mata Municipal do Bombarral”, da autoria de Hélder Cardoso e Marco Nunes Correia, numa edição da Associação Real 21, que foi apresentado no passado dia 29.

O lançamento do guia das aves identificadas neste espaço natural esteve inserido no programa comemorativo do 108º aniversário do concelho do município bombarralense.
O guia, que demorou um ano e meio a ser elaborado, contempla “uma lista real das espécies que ocorrem e podem ser observadas na Mata Municipal, em diferentes períodos do ano, bem como qual é a sua abundância no local”. Para a sua concretização, o ornitólogo Hélder Cardoso começou por realizar algumas visitas de campo regulares para observar visualmente as aves e ter alguns pontos de escuta através do som emitido, sendo “esta uma das formas mais fáceis de detetar espécies, sobretudo aquelas que habitam nas copas das árvores”.
A obra apresenta 28 espécies, sendo 26 aves comuns e abundantes em todo o país. “As restantes duas são espécies bastante interessantes, a andorinha das rochas e o tordo, que estão em franca expansão para sul, estando neste momento algumas a habitar na Praça do Município”, explicou o especialista em aves, adiantando que “este guia também contém alguns casos particulares”.
Além dos textos, conta com diversas ilustrações com “um nível de detalhe bastante grande” do designer gráfico Marco Nunes Correia.
Após a apresentação da obra houve um momento musical com a atuação do coro adulto do Círculo de Cultura Musical Bombarralense.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

50 anos do 25 de Abril com diversos eventos e atividades

O Município de Caldas da Rainha realiza diversas iniciativas em todo o concelho, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, destacando-se a programação cultural agendada até ao dia 27 de abril.

abril1

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta

Concurso de Ideias de Negócio

O Município do Bombarral encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “Bombarral – Coração do Oeste”, iniciativa que pretende captar ideias de negócio que sejam desenvolvidas no território e que fixem no concelho a sua sede social.