Q

Previsão do tempo

25° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 20° C
25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C

Anilhagem de aves assinala 13 anos da Reserva Natural Local do Paul de Tornada

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma manhã de anilhagem científica de aves, com visitantes de todas as idades, culminando com o bolo de aniversário, preencheram o passado sábado na Reserva Natural Local do Paul de Tornada, que assinalou treze anos.
Anilhagem científica de aves

Uma manhã de anilhagem científica de aves, com visitantes de todas as idades, culminando com o bolo de aniversário, preencheram o passado sábado na Reserva Natural Local do Paul de Tornada, que assinalou treze anos.

O Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada, projeto de educação ambiental, co-gerido pelo Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) acolheu o evento de comemoração do décimo terceiro aniversário da Reserva Natural Local do Paul de Tornada. A atividade de anilhagem de aves, aberta a todo o público, realizou-se entre as seis e as onze da manhã de 2 de julho, seguindo-se o corte do bolo.

A anilhagem científica de aves é um método de investigação essencial para se conhecer melhor um conjunto de parâmetros populacionais, tais como a taxa de sobrevivência e o sucesso reprodutor das populações de aves, as suas rotas migratórias e áreas de repouso ou paragem. Neste procedimento, as aves são capturadas, através de redes verticais, são analisadas, sendo-lhe depois colocada uma anilha com uma combinação de caracteres únicos. Após o registo dos dados, as aves são libertadas.

Os observatórios da Reserva estiveram abertos ao público, para ser possível conhecer um pouco mais sobre o local.

Localizada em Tornada, nas Caldas da Rainha, a Reserva é gerida pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha em cooperação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o GEOTA e a Associação de Defesa do Paul de Tornada – PATO.

A Reserva Natural Local do Paul de Tornada cobre uma área de aproximadamente 53 hectares, e proporciona refúgio a inúmeras espécies de animais. É um local de passagem, onde aves migratórias nidificam, sendo fonte de alimentação e habitat de permanência de várias espécies de aves, mamíferos, répteis, peixes e anfíbios, muitas delas raras, ou vulneráveis.

Vestígio de quando o mar entrava pelo vale das Caldas da Rainha e o rio Tornada era navegável, parte da Reserva está sempre alagada.

É para esse aquífero que conflui o sistema de valas – do Meio, do Guarda Mato e da Palhagueira – que marca a área.

Merece a classificação de “Zona Húmida” segundo a Convenção de Ramsar, acolhendo, entre outras aves, a garça-branca-pequena, a garça-vermelha ou imperial, o camão e o rouxinol-pequeno-dos-caniços. Algumas só ficam por uns dias para descansar e comer, como o pisco-de-peito-azul, a felosa-dos-juncos e o cartaxo-nortenho. Uma espécie prioritária invernante é a franga-d’água-grande.

Mas ainda podem surgir outros animais: lontras, cágados-de-carapaça-estriada, o texugo, o musaranho-de-dentes-vermelhos e o lagarto-de-água (Lacerta schreiberi).

“Tem sido muito gratificante trabalhar na formação e participação do cidadão em educação ambiental, em conjunto com os nossos parceiros, na Reserva Natural Local do Paul de Tornada. Este marco dá-nos a motivação necessária para continuarmos a dinamizar atividades e a promover a sensibilização ambiental”, afirma Teresa Lemos, coordenadora do GEOTA para o Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada.

Na véspera do décimo terceiro aniversário realizou-se, a reunião do Conselho Consultivo deste mesmo espaço e foram inaugurados dois placares informativos sobre charcos temporários e sobre morcegos e árvores ripícolas, com textos de Luísa Crisóstomo, Ivo Rosa e Pedro Alves, e ilustração científica de Luísa Crisóstomo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Dias do Jazz com concertos vibrantes no CCC

Os Dias do Jazz '24 no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha continuam a ter concertos com ritmos e vozes cativantes que satisfazem o público.

jazz 1

Comunidade de Leitores e Cinéfilos com tarde cultural no Vau

No dia 20 de outubro, às 15h00, no pavilhão multiusos da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, no Vau, no concelho de Óbidos, realiza-se a sessão cultural n.º 548 organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha em vinte anos.

vau