Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo aceita competências em prol da população

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O segundo mandato do atual executivo da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo será pautado “pela continuação de tudo o que fizemos no primeiro”, afirma o executivo presidido por Sérgio Duarte e do qual fazem parte Nuno Figueiredo, Maria da Conceição, Luísa Silva e José Alexandrino.

O segundo mandato do atual executivo da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo será pautado “pela continuação de tudo o que fizemos no primeiro”, afirma o executivo presidido por Sérgio Duarte e do qual fazem parte Nuno Figueiredo, Maria da Conceição, Luísa Silva e José Alexandrino.

“Estamos a construir o nosso armazém/estaleiro para que possamos organizar os serviços operativos da freguesia. Estávamos a necessitar de um espaço onde pudéssemos guardar e estacionar todas as viaturas, equipamentos e máquinas que ao longo dos últimos anos fomos adquirindo. Tem sido um investimento de grande valor, sendo essencial a sua preservação ao desgaste provocado pela exposição ao tempo”, refere Sérgio Duarte.

O autarca revela que estão a ser dados os primeiros passos num projeto que tem como fim a criação de uma biblioteca solidária na delegação de Vale Covo, que terá como primeiro objetivo o incentivo à leitura e ao mesmo tempo a possibilidade de serem obtidos ganhos para algumas coletividades da área da união de freguesias.

A União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo pretende implementar no terreno um projeto para um percurso pedestre denominado “Rota da Água”, no sentido de dotar o seu território de “um produto turístico estruturado, em que se consiga conciliar a preservação dos valores naturais existentes (fontes, poços e nascentes) com a requalificação de construções de valor patrimonial, cultural e até sentimental, com a possibilidade de os enquadrar numa atividade turística a eles ajustados”.

“Para tal, é necessário iniciar um processo de avaliação/seleção dos elementos mais relevantes a constarem no processo de sinalização e homologação do percurso pedestre a criar”, refere o autarca.

O presidente da autarquia sublinha que “depois de mais de dois anos de pandemia, estamos agora a sofrer nova crise devido às consequências da guerra na Ucrânia. O aumento do custo de vida e a possibilidade de vir a sentir-se falta de alimentos essenciais, poderão vir a “obrigar-nos” a ter um papel de ajuda a quem mais precisa”. “Estamos fortemente empenhados para colaborar com organizações, entidades e associações que fazem do apoio às famílias o seu “modus operandi” e tomaremos as medidas conducentes a minorar as dificuldades que possam surgir. Se necessário definiremos estratégia para atenuar os efeitos subsequentes a esta situação, e ajudar a minimizar o efeito negativo que a guerra poderá causar às pessoas”, indica.

A autarquia vai continuar o apoio aos cidadãos, disponibilizando os serviços do espaço do cidadão, apoio Reforma na Hora, apoio na marcação de consultas e apoio no preenchimento do IRS.

Com a oferta do Município de uma carrinha de nove lugares, pensa-se, em coordenação com as outras freguesias, prestar apoio aos fregueses com mais dificuldades na sua deslocação.

“Queremos valorizar e fazer melhor”

“Este primeiro semestre tem sido centrado na construção do armazém/estaleiro, pois é uma obra que envolve bastante dinheiro e é um passo que decidimos dar para que a partir aqui tenhamos a possibilidade de organizar e gerir de uma forma mais sustentada todos os serviços operativos da freguesia. Não era sustentável continuar a ter dois espaços separados, um no Vale Covo e outro no Bombarral, e espaços que não são propriedade da freguesia”, vinca Sérgio Duarte.

Segundo o autarca, “o apoio às coletividades da nossa freguesia tem sido uma das nossas grandes apostas, pois queremos e tentamos sempre estar ao lado das coletividades e associações que por vezes estão no terreno a fazer o papel que o Estado e as autarquias deviam fazer. Não queremos defraudar nem deixar de dizer presente a quem dá o melhor de si em prol da sociedade”.

Encontra-se em fase de aprovação a aceitação de transferências de competências que o Município pretende entregar às freguesias. “Vai ser uma época de aprendizagem, mas ao mesmo tempo de desafio para, por estarmos mais perto das populações, darmos o melhor de nós às pessoas. Vamos aceitar algumas competências que queremos valorizar e fazer melhor. Aceitámos fazer a limpeza urbana numa parte da vila, aceitámos gerir alguns espaços públicos e fazer a manutenção de equipamentos urbanos”, descreve Sérgio Duarte.

“Estamos cientes de que é e será uma grande responsabilidade, mas foi para isso que nos candidatámos. Para tal prevê-se o reforço e consolidação da equipa operacional da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo para podermos responder aos novos desafios e satisfazer as necessidades das populações”, anuncia o autarca.

Há ainda ideias para algumas atividades com o envolvimento de pessoas e criação de uma dinâmica de aproximação de pessoas idosas, através de encontros, viagens de lazer e até de estudo.

“Com a situação da pandemia algumas atividades não foram para a frente, mas a ideia está cá e será para pôr em prática”, assegura.

Por outro lado, a implementação do Orçamento Participativo “vai ter de ser uma realidade”. Já foi aprovado o respetivo regulamento e Sérgio Duarte pensa que no próximo ano poderá arrancar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Peddy paper mostra cidade aos novos alunos da ESAD.CR

Na tarde da passada quarta-feira decorreu um peddy paper organizado pelo grupo académico das Caldas da Rainha pela Academia, para que os novos alunos da ESAD.CR pudessem conhecer melhor os pontos turísticos e importantes da cidade.

peddy paper

Festival de Música Clássica

No dia 1 de outubro tem início o Festival de Música Clássica do Bombarral. Esta organização da Câmara Municipal irá decorrer durante todos os sábados do mês de outubro.

classica

Inaugurado novo campo de basquetebol 3×3

O projeto 3×3 BasketArt continua a chegar a todos os pontos do país e Caldas da Rainha recebeu mais um campo focado na vertente mais urbana da modalidade, instalado no Parque Sol Nascente, na Travessa Pinto Miranda, na União das Freguesias de Caldas da Rainha, Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

basket