A administração do Centro Hospitalar do Oeste revelou que se tem registado uma “grande afluência de utentes à Urgência Pediátrica, à semelhança do que acontece com a Urgência Geral”.
“No mês de maio, cerca de 70% dos atendimentos na Urgência Pediátrica de Caldas da Rainha foram de prioridade clínica verde (pouco urgente) e de prioridade clínica azul (não urgente) do protocolo de Triagem de Manchester”, relatou a administração.
O CHO reforça a mensagem para que os utentes recorrerem às urgências hospitalares “apenas em situações realmente urgentes”. “Salvo situações emergentes, antes da vinda à urgência os utentes devem contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24), que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença. Aconselha-se que os utentes (pouco urgentes) recorram aos cuidados de saúde primários, dirigindo-se ao seu Centro de Saúde”, vinca.
A Urgência Pediátrica da Unidade de Caldas da Rainha funciona das 8h da manhã às 24h. As equipas são constituídas por quatro médicos (dois pediatras e dos clínicos gerais) e três enfermeiros no período diurno. No horário noturno, das 24h às 8h, funciona com três médicos e dois enfermeiros.
De acordo com a administração, “pode suceder, em determinado períodos, que alguns dos elementos médicos se encontrem a prestar assistência necessária no Bloco de Partos ou noutras áreas da Pediatria ou Neonatologia”.
0 Comentários