Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 22° C
17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 22° C
17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C

Ministra da Saúde anuncia “plano de contingência” nas urgências para os meses de verão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A ministra da Saúde anunciou que vai ser posto em prática "um plano de contingência" entre junho e setembro para procurar resolver a falta de médicos nas urgências hospitalares do país, como é o caso das Caldas da Rainha.
Marta Temido anunciou a "contratação de todos os especialistas que aceitem ser contratados pelo SNS"

A ministra da Saúde anunciou que vai ser posto em prática “um plano de contingência” entre junho e setembro para procurar resolver a falta de médicos nas urgências hospitalares do país, como é o caso das Caldas da Rainha.

Marta Temido e o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, estiveram na segunda-feira reunidos de emergência com os diretores clínicos dos hospitais da área da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo mais afetados pela falta de médicos, que tem impedido que todas as escalas das urgências de ginecologia e obstetrícia sejam asseguradas nos últimos dias.

Houve igualmente reuniões com sindicatos e a Ordem dos Médicos sobre a “instabilidade do funcionamento” destes serviços.

A curto prazo, disse a ministra, o Governo vai avançar com um plano de contingência “com funcionamento mais articulado, antecipado e organizado das urgências em rede”.

Para resolver a falta de médicos em vários hospitais do país, que obrigou ao encerramento de urgências de obstetrícia ou a pedidos aos centros de orientação de doentes urgentes de reencaminhamento de utentes para outros hospitais, a ministra da Saúde anunciou a abertura de concurso para contratações de especialistas, focando a “precaução das questões remuneratórias”, um dos motivos que tem afastado os médicos, além do “apoio a quem está no terreno e às lideranças” dos hospitais.

Marta Temido reconheceu que houve “um problema específico ao longo dos últimos dias”, problema que – admitiu – “não é de hoje”. O problema é nas “escalas de urgência externa de obstetrícia” e agora o desafio é aumentar “a articulação para melhorar resposta a estes problemas”.

“Sabemos que, não sendo de hoje, estes problemas estão num momento mais agudo, depois de dois anos de pandemia”, disse a ministra.

Pedindo “tranquilidade social relativamente ao funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, dizendo que “conseguiu responder a uma pandemia e será capaz de se reorganizar para responder”), Marta Temido admitiu “olhar para a formação de recursos na obstetrícia” e para já anunciou a “contratação de todos os especialistas que aceitem ser contratados pelo SNS”.

Contudo, adiantou que “infelizmente não temos médicos recém-formados suficientes nesta área”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Ciclista de equipa de Ribafria ganha título nacional

Decorreram no passado fim-de-semana, em A-do-Barbas, no concelho de Leiria, os campeonatos nacionais de contrarrelógio individual e fundo master´s. Em competição estiveram cerca de 300 atletas nas nove categorias, nas quais foram atribuídas as respetivas camisolas de campeão nacional.

ribafria 1

Patinagem artística da Casa do Benfica em 3º lugar em torneio distrital

A Secção de Patinagem Artística da Casa do Benfica de Caldas da Rainha esteve presente no passado fim de semana no Torneio Mix – Great, organizado pela Associação de Patinagem de Leiria com a colaboração do clube Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades.

benfica

“Dia do Xadrez” no La Vie

No dia 25 de junho realizou-se no Centro Comercial La Vie, nas Caldas da Rainha, o "Dia do Xadrez", com aulas abertas de xadrez, a primeira apresentação pública do livro "Ensinamentos de Xadrez", de José Cavadas e Torneio Aberto de Xadrez La Vie, ganho por Paul Avramescu (Associação Peão Cavalgante/Arneirense).

xadrez 1