Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Ministra da Saúde anuncia “plano de contingência” nas urgências para os meses de verão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A ministra da Saúde anunciou que vai ser posto em prática "um plano de contingência" entre junho e setembro para procurar resolver a falta de médicos nas urgências hospitalares do país, como é o caso das Caldas da Rainha.
Marta Temido anunciou a "contratação de todos os especialistas que aceitem ser contratados pelo SNS"

A ministra da Saúde anunciou que vai ser posto em prática “um plano de contingência” entre junho e setembro para procurar resolver a falta de médicos nas urgências hospitalares do país, como é o caso das Caldas da Rainha.

Marta Temido e o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, estiveram na segunda-feira reunidos de emergência com os diretores clínicos dos hospitais da área da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo mais afetados pela falta de médicos, que tem impedido que todas as escalas das urgências de ginecologia e obstetrícia sejam asseguradas nos últimos dias.

Houve igualmente reuniões com sindicatos e a Ordem dos Médicos sobre a “instabilidade do funcionamento” destes serviços.

A curto prazo, disse a ministra, o Governo vai avançar com um plano de contingência “com funcionamento mais articulado, antecipado e organizado das urgências em rede”.

Para resolver a falta de médicos em vários hospitais do país, que obrigou ao encerramento de urgências de obstetrícia ou a pedidos aos centros de orientação de doentes urgentes de reencaminhamento de utentes para outros hospitais, a ministra da Saúde anunciou a abertura de concurso para contratações de especialistas, focando a “precaução das questões remuneratórias”, um dos motivos que tem afastado os médicos, além do “apoio a quem está no terreno e às lideranças” dos hospitais.

Marta Temido reconheceu que houve “um problema específico ao longo dos últimos dias”, problema que – admitiu – “não é de hoje”. O problema é nas “escalas de urgência externa de obstetrícia” e agora o desafio é aumentar “a articulação para melhorar resposta a estes problemas”.

“Sabemos que, não sendo de hoje, estes problemas estão num momento mais agudo, depois de dois anos de pandemia”, disse a ministra.

Pedindo “tranquilidade social relativamente ao funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, dizendo que “conseguiu responder a uma pandemia e será capaz de se reorganizar para responder”), Marta Temido admitiu “olhar para a formação de recursos na obstetrícia” e para já anunciou a “contratação de todos os especialistas que aceitem ser contratados pelo SNS”.

Contudo, adiantou que “infelizmente não temos médicos recém-formados suficientes nesta área”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss