Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 22° C
17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 22° C
18° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C

Escola superior elogiada pela ligação à economia do mar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, enalteceu a visão do Politécnico de Leiria pela sua ligação ao mar, com a criação da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche.Um elogio feito na conferência “Economia do Mar”, sob o tema “Formação, Ensino, Estágios e Certificação”, uma organização da Câmara […]
Conferência “Economia do Mar” em Peniche

O secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, enalteceu a visão do Politécnico de Leiria pela sua ligação ao mar, com a criação da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche.
Um elogio feito na conferência “Economia do Mar”, sob o tema “Formação, Ensino, Estágios e Certificação”, uma organização da Câmara de Comércio Portugal-Moçambique (CCPM) e da ESTM, que decorreu no passado dia 7, no auditório desta escola.

José Maria Costa apontou a necessidade de “aumentar a literacia dos oceanos no nosso país e trabalhar para que a economia do mar seja mais falada e discutida em todas as áreas. Estamos em fase de preparação do novo quadro comunitário e precisamos de ter bons projetos na área da investigação, mas, sobretudo, projetos que associem a investigação às empresas e à transformação”.
Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, assumiu que “o mar tem centralidade na atividade do Politécnico de Leiria” e destacou que a instituição que lidera se pauta por “colocar o conhecimento ao serviço da sociedade, gerando impacto no território e nas pessoas, através das empresas desta região”.
O responsável referiu que “temos feito um investimento muito grande na economia do mar”, sublinhando a importância da ESTM, “que é cada vez mais uma referência no contexto regional, nacional e internacional”, além do centro de investigação Cetemares, “que tem uma atividade ímpar no país, na valorização dos recursos marinhos”, e da criação de uma associação para a constituição de um parque de Ciência e Tecnologia do Mar, o Smart Ocean, juntamente com a Câmara Municipal de Peniche, com a Docapesca e com o Biocant, com o objetivo de fazer do porto de Peniche “um verdadeiro ecossistema na área do mar, com formação por via da ESTM, com dimensão científica do Cetemares e uma estrutura de incubação de empresas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Ciclista de equipa de Ribafria ganha título nacional

Decorreram no passado fim-de-semana, em A-do-Barbas, no concelho de Leiria, os campeonatos nacionais de contrarrelógio individual e fundo master´s. Em competição estiveram cerca de 300 atletas nas nove categorias, nas quais foram atribuídas as respetivas camisolas de campeão nacional.

ribafria 1

Patinagem artística da Casa do Benfica em 3º lugar em torneio distrital

A Secção de Patinagem Artística da Casa do Benfica de Caldas da Rainha esteve presente no passado fim de semana no Torneio Mix – Great, organizado pela Associação de Patinagem de Leiria com a colaboração do clube Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades.

benfica

“Dia do Xadrez” no La Vie

No dia 25 de junho realizou-se no Centro Comercial La Vie, nas Caldas da Rainha, o "Dia do Xadrez", com aulas abertas de xadrez, a primeira apresentação pública do livro "Ensinamentos de Xadrez", de José Cavadas e Torneio Aberto de Xadrez La Vie, ganho por Paul Avramescu (Associação Peão Cavalgante/Arneirense).

xadrez 1