Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 28° C
19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 30° C

José Cavadas apresenta livro de xadrez no La Vie

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O livro “Ensinamentos de Xadrez”, da autoria do xadrezista José Cavadas, vai ser apresentado no dia 25 de junho, pelas 14h30, no Centro Comercial La Vie, nas Caldas da Rainha.
Para além da competição, José Cavadas dedica já 50 anos ao ensino desta modalidade

O livro “Ensinamentos de Xadrez”, da autoria do xadrezista José Cavadas, vai ser apresentado no dia 25 de junho, pelas 14h30, no Centro Comercial La Vie, nas Caldas da Rainha.

Grande impulsionador da prática de xadrez, nomeadamente junto da população escolar, José Cavadas dedica já 50 anos ao ensino desta modalidade em escolas e clubes federados.

“Mais do que paixão, para mim o xadrez é uma filosofia de vida”, afirma o professor de Ciências Naturais do 3º ciclo, que perdeu já a conta aos muitos milhares de crianças a quem ensinou a modalidade.

Recorda que o seu pai gostava muito de jogar xadrez, apesar de não ter grande conhecimento teórico sobre a modalidade, e foi por influência dele que desde os nove anos abraçou este desporto.

Aos doze começou a ensinar xadrez nas escolas, no concelho de Cantanhede. Em 1992/93, a partir do Externato Cooperativo da Benedita, deu início a um projeto de desenvolvimento da modalidade com o desporto escolar e federado.

Em 2000 passou a integrar a direção da Federação Portuguesa de Xadrez e em 2009 assumiu o cargo de coordenador nacional de xadrez, que manteve até ao ano passado.

José Cavadas foi campeão nacional amador no ano passado e antes sagrou-se campeão distrital de veteranos em Leiria.

Ajudou também a criar clubes federados no distrito de Leiria e atualmente faz parte da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha.

É defensor da introdução do xadrez como disciplina curricular. “A prática de xadrez de certa forma prepara as crianças para a vida. Só o simples facto de terem que saber gerir a derrota, que naturalmente acontece em algumas partidas. Por vezes, parece que o jogo está ganho, mas basta uma decisão precipitada para, num abrir e fechar de olhos, o curso do jogo mudar”, indica.

“Outra das competências tem a ver com a gestão do tempo e a tomada de decisões, que são sempre pessoais, sem qualquer tipo de interferência externa. Quer isto dizer que há que decidir bem e rapidamente. O raciocínio lógico-matemático e o poder argumentativo na defesa de uma ideia são também muito relevantes”, descreve.

Contudo, no seu entender, “Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer em termos de cultura xadrezista comparativamente com outros países”.

Dirigido a professores, treinadores, pais, avós e adeptos de xadrez que dedicam o seu tempo a ensinar os mais jovens a jogar, o livro “Ensinamentos de Xadrez”, destina-se a ser utilizado em vários contextos como ferramenta pedagógica e lúdica em escolas, clubes ou noutros ambientes desportivos.

“Partilho a minha experiência de ensino da modalidade, particularmente junto dos mais jovens”, afirma o autor.

O livro, com cerca de 200 páginas, compilado e editado por Saikiran Datta, está dividido em seis capítulos: Regras básicas de xadrez, As aberturas, Plano de treino, Execução do plano de treino, Exercícios e Partidas. Aos conteúdos de cada capítulo estão associadas ilustrações de modo a facilitar a perceção das situações.

Após a apresentação do livro seguir-se-á o Torneio Aberto de Xadrez La Vie, que terá como objetivo promover o xadrez e o convívio entre xadrezistas. Organizado pela Associação Peão Cavalgante e pelo Centro Comercial La Vie, o evento conta com o apoio da Associação Xadrez de Leiria.

A direção e a arbitragem do torneio – cujas inscrições são limitadas e gratuitas, pelo telemóvel 965505655 – são da responsabilidade de José Cavadas.

Da parte da manhã, das 11h00 às 11h45, haverá uma aula aberta de xadrez para quem não sabe mexer peças. Das 11h45 às 12h30 a aula será para quem já sabe mexer peças.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival das Adiafas nos Vidais

Música, gastronomia, fogo de artifício, showcooking, demonstrações de alfaias e equipamentos agrícolas no terreno, palestras sobre agricultura, artesanato, aula de zumba, missa campal, bênção de colheitas, passeio de tratores e bênção dos mesmos, fizeram parte da primeira edição do Festival das Adiafas Vidais'2022, um novo evento nesta localidade do concelho das Caldas da Rainha.

vidais3

Aplicação de produtos fitofarmacêuticos

O Município do Bombarral informou que até ao dia 12 de outubro irão ser aplicados produtos fitofarmacêuticos nas áreas recentemente desmatadas junto à via férrea da Linha do Oeste. Esta ação é desenvolvida no âmbito do contrato entre o Consórcio Somafel/Floresta Bem Cuidada e a Infraestruturas de Portugal, designado por “Realização da atividade de controlo de vegetação (dos 2 aos 10 metros) e desmatação no edificado na Rede Ferroviária Nacional”.