Q

Previsão do tempo

28° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
30° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C
32° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 28° C

Morte de bebé após cesariana de urgência sob investigação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A morte de um bebé no hospital das Caldas da Rainha após uma cesariana de urgência vai ser alvo de um inquérito, aberto pela administração para apurar as circunstâncias em que aconteceu, na madrugada do passado dia 9, e averiguar eventuais responsabilidades médicas.

A morte de um bebé no hospital das Caldas da Rainha após uma cesariana de urgência vai ser alvo de um inquérito, aberto pela administração para apurar as circunstâncias em que aconteceu, na madrugada do passado dia 9, e averiguar eventuais responsabilidades médicas.

O caso foi também participado à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, instância de controlo da prestação de cuidados de saúde, que vai agora determinar se houve relação da morte com o encerramento da urgência obstétrica para admissão de novos utentes, situação que se verificava na ocasião, ou se foi um ato médico suscetível de ter o desfecho que teve.

O serviço estava na altura com “constrangimentos no preenchimento da escala médica” e, por isso, a urgência obstétrica da unidade das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste tinha sido “encerrada” no dia 8, após a definição de circuitos de referenciação de doentes para outros hospitais.

Foi esta a informação que a administração comunicou à Comissão de Utentes, depois de interpelada sobre a morte do bebé.

De acordo com a Comissão de Utentes, a escala médica na obstetrícia do hospital em Caldas da Rainha “estava incompleta e os administrativos tinham orientações para não inscreverem grávidas”.

Dado o avançado estado da parturiente “perdeu-se tempo em discussão sobre como se deveria proceder e a grávida acabou por ir ao bloco, a fim de se proceder a uma cesariana de urgência, tendo o bebé morrido”.

A Comissão considera a situação “gravíssima” e pretende que sejam “apuradas urgentemente todas as responsabilidades”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Casa dos Seixos” requalificada acolhe serviços públicos na Amoreira

Decorreu no passado sábado a inauguração das obras de requalificação da "Casa dos Seixos", localizada no centro da Amoreira, no concelho de Óbidos. O novo espaço acolhe a sede da Junta de Freguesia da Amoreira e respetivos serviços, albergando ainda os CTT, Espaço Cidadão e um local de trabalho colaborativo.

1. amoreira

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.