Q

Previsão do tempo

11° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 10° C
10° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 10° C
10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 9° C

João Gomes nomeado diretor executivo do ACeS Oeste Norte

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O enfermeiro caldense João Gomes foi designado para o cargo de diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACeS Oeste Norte) pelo período de três anos.
A candidatura de João Gomes surgiu por convite direto da ministra da Saúde

O enfermeiro caldense João Gomes foi designado para o cargo de diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACeS Oeste Norte) pelo período de três anos.

O novo responsável sucede a Ana Pisco, que exerceu o cargo nos últimos oito anos e que agora se aposentou. O despacho de nomeação foi publicado em Diário da República no passado dia 3 e assinado a 27 de maio pela ministra da Saúde, Marta Temido, que destacou a “competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequada evidenciadas”.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o profissional de saúde disse que a candidatura surgiu por “convite direto da ministra da Saúde após ter remetido há cerca de um ano o meu currículo à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo disponibilizando-me para projetos em que entendessem ser útil o meu contributo”.

Iniciou funções no dia 6 de junho. A curto prazo será nomeado o novo Conselho Clínico e de Saúde e direção de Enfermagem.

Nesta primeira semana irá “visitar a realidade de todas as unidades funcionais do ACeS Oeste Norte”. João Gomes pretende “consolidar um plano de desenvolvimento estratégico”, salientando que o seu foco “é o cidadão”.

Atento às dificuldades publicamente conhecidas, o novo diretor revelou que “importa nesta fase analisar e planear as necessárias medidas corretivas”. Neste caminho, o ACeS Oeste Norte “conta com todos: profissionais, utentes, cidadãos, autarcas e todos os demais que acreditam que o nosso SNS é válido e pode ir mais longe, alcançando ainda melhores resultados”, declarou.

Uma das áreas estratégicas que pretende desenvolver é a da “comunicação externa, criando a maior aproximação com as nossas comunidades”. Nesse sentido, conta com a comunicação social para “neste processo que entendo ser de mudança”.

Formação e experiência profissional

João Gomes nasceu em Caldas da Rainha em 1971 e é deputado na Assembleia Municipal pelo Movimento Vamos Mudar. É pós-graduado com o curso de especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública. É mestre em Políticas de Administração e Gestão dos Serviços de Saúde pela Universidade de Évora e a licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian em Lisboa. Tem o Curso de Chefia e liderança pelo Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, o curso de Condução de Viatura Médica de Emergência e Reanimação pela Prevenção Rodoviária Portuguesa e o curso para Viatura Médica de Emergência e Reanimação.

Enfermeiro diretor com funções de administração hospitalar no Montepio Rainha D. Leonor entre 2020 e 2022, integrou a equipa de gestão do Departamento de Urgência e Emergência do University Hospitals of Leicester, NHS Trust, Reino Unido, entre 2014 e 2020.

Foi administrador hospitalar — coordenador nacional do Sistema SIM-Cidadão, na Direção-Geral da Saúde, coordenador da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, adjunto da Direção de Enfermagem do Centro Hospitalar das Caldas, enfermeiro coordenador no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, coeditor da Revista Emergência, Saúde e Cidadania e formador externo da Escola Nacional de Bombeiros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Colisão entre dois carros mata duas mulheres e fere outra

Mãe e filha morreram e outra mulher sofreu ferimentos ligeiros num choque frontal entre dois carros, na manhã deste domingo, na estrada onde se localiza a central fruteira Frutalvor, junto ao cruzamento para os Infantes, nas Caldas da Rainha.

acidente

Centro de Saúde reabre renovado mas com médicos insuficientes

O Centro de Saúde de Óbidos reabriu na passada sexta-feira, depois de obras de requalificação, num investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 516 mil euros, mas apesar das renovadas instalações continua a persistir o problema da falta de médicos, obrigando os utentes a fazerem fila de espera desde madrugada para tentarem ter uma consulta.

saude

Morre na via pública

Um homem de 69 anos, acometido de doença súbita, morreu nesta sexta-feira, cerca das oito da manhã, quando circulava na Rua Mestre Francisco Elias, nas Caldas da Rainha.

morto