Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

João Gomes nomeado diretor executivo do ACeS Oeste Norte

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O enfermeiro caldense João Gomes foi designado para o cargo de diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACeS Oeste Norte) pelo período de três anos.
A candidatura de João Gomes surgiu por convite direto da ministra da Saúde

O enfermeiro caldense João Gomes foi designado para o cargo de diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACeS Oeste Norte) pelo período de três anos.

O novo responsável sucede a Ana Pisco, que exerceu o cargo nos últimos oito anos e que agora se aposentou. O despacho de nomeação foi publicado em Diário da República no passado dia 3 e assinado a 27 de maio pela ministra da Saúde, Marta Temido, que destacou a “competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequada evidenciadas”.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o profissional de saúde disse que a candidatura surgiu por “convite direto da ministra da Saúde após ter remetido há cerca de um ano o meu currículo à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo disponibilizando-me para projetos em que entendessem ser útil o meu contributo”.

Iniciou funções no dia 6 de junho. A curto prazo será nomeado o novo Conselho Clínico e de Saúde e direção de Enfermagem.

Nesta primeira semana irá “visitar a realidade de todas as unidades funcionais do ACeS Oeste Norte”. João Gomes pretende “consolidar um plano de desenvolvimento estratégico”, salientando que o seu foco “é o cidadão”.

Atento às dificuldades publicamente conhecidas, o novo diretor revelou que “importa nesta fase analisar e planear as necessárias medidas corretivas”. Neste caminho, o ACeS Oeste Norte “conta com todos: profissionais, utentes, cidadãos, autarcas e todos os demais que acreditam que o nosso SNS é válido e pode ir mais longe, alcançando ainda melhores resultados”, declarou.

Uma das áreas estratégicas que pretende desenvolver é a da “comunicação externa, criando a maior aproximação com as nossas comunidades”. Nesse sentido, conta com a comunicação social para “neste processo que entendo ser de mudança”.

Formação e experiência profissional

João Gomes nasceu em Caldas da Rainha em 1971 e é deputado na Assembleia Municipal pelo Movimento Vamos Mudar. É pós-graduado com o curso de especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública. É mestre em Políticas de Administração e Gestão dos Serviços de Saúde pela Universidade de Évora e a licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian em Lisboa. Tem o Curso de Chefia e liderança pelo Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, o curso de Condução de Viatura Médica de Emergência e Reanimação pela Prevenção Rodoviária Portuguesa e o curso para Viatura Médica de Emergência e Reanimação.

Enfermeiro diretor com funções de administração hospitalar no Montepio Rainha D. Leonor entre 2020 e 2022, integrou a equipa de gestão do Departamento de Urgência e Emergência do University Hospitals of Leicester, NHS Trust, Reino Unido, entre 2014 e 2020.

Foi administrador hospitalar — coordenador nacional do Sistema SIM-Cidadão, na Direção-Geral da Saúde, coordenador da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, adjunto da Direção de Enfermagem do Centro Hospitalar das Caldas, enfermeiro coordenador no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, coeditor da Revista Emergência, Saúde e Cidadania e formador externo da Escola Nacional de Bombeiros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto