Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 28° C
15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C
14° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
  • Monday 30° C

Dias Abertos do Agrupamento D. João II dão a conhecer dinâmicas de aprendizagem 

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Centenas de alunos e encarregados de educação visitaram a Escola D. João II nas Caldas da Rainha no âmbito dos Dias do Agrupamento, que decorreram entre 31 de maio e 3 de junho.
Os alunos sentiram ao vivo os órgãos de porco

Centenas de alunos e encarregados de educação visitaram a Escola D. João II nas Caldas da Rainha no âmbito dos Dias do Agrupamento, que decorreram entre 31 de maio e 3 de junho.

A iniciativa tem por objetivo dar a conhecer à comunidade, em especial aos alunos que atualmente frequentam o 4º ano de escolaridade, a dinâmica da escola sede do agrupamento.

Depois de dois anos sem a celebração por causa da pandemia, o Agrupamento Escolas D. João II realizou os dias abertos com a dinamização de iniciativas de todos os departamentos curriculares.

O estabelecimento de ensino foi transformado num infindável campo de descoberta, conhecimento e saber, onde os alunos foram convidados a conhecer, experimentar e explorar, através de divertidas experiências laboratoriais, jogos, música, concursos, workshops e exposições.

Os cerca de 1500 alunos que estiveram na escola realizaram dezenas de atividades culturais, desportivas e científicas ou de puro entretenimento que, mais uma vez, mostraram a pujança do projeto educativo.

À escola sede do agrupamento deslocaram-se cerca de 400 alunos do 4.º ano com os seus professores, que foram recebidos por colegas “mais velhos” do 9.º ano. Estes deram-lhes a conhecer a sua futura escola e conduziram-nos às salas e a outras dependências onde decorriam as atividades.

Na sala de bio experiências em grupos, os alunos mais novos tiveram a oportunidade de ver e sentir ao vivo os órgãos de porco. “Até ao momento conheciam apenas através do manual de ciências, agora ganhou nova vida, à medida que examinavam os órgãos”, disse a professora de ciências, Maria de Lurdes Graça. Os jovens observaram os brônquios, traqueia e lóbulos. “Perceberam como são constituídos, como funcionam e sentiram as diferentes texturas dos tecidos”, contou a docente.

Decorreram ainda atividades de ciência divertida e observaram ao microscópio insetos, vermes, entre outros.

Destaque para a sala de geo-experiências, onde estiveram representados a maior parte dos trabalhos na área de geologia que os alunos do 7º ano fizeram no âmbito da disciplina de ciências naturais. Estão aqui os vulcões, os trabalhos relacionados com o interior e superfície da terra. Houve ainda a dinamização de algumas experiências relacionadas com o planeta.

As salas das línguas, como o espanhol, francês, inglês e alemão, tiveram muita adesão, onde foram dinamizados jogos e karaoke. Os alunos mais velhos deram também uma aula aos estudantes mais novos para facilitar a escolha da língua no 7º ano.

Houve vários concertos, onde os alunos de educação musical mostraram o trabalho que desenvolveram durante o ano com a flauta. As turmas do articulado com o Conservatório de Música também tocaram para os colegas.

Destaque ainda para a cerimónia de entrega de medalhas aos alunos premiados em atividades e/ou concursos internos e externos.

Segundo o diretor do Agrupamento de Escolas D. João II, Jorge Graça, “todos os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a dinâmica da escola”. “Com todas as iniciativas proporcionámos o conhecimento do ambiente vivido na escola, apresentámos a oferta formativa para o próximo ano letivo, através da realização de atividades práticas podendo trocar impressões e esclarecer dúvidas com professores”, adiantou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Despiste mortal na estrada entre a Foz e Caldas

Um homem de 63 anos morreu na sequência do despiste do carro que conduzia, ao final da manhã da passada quinta-feira na variante entre a Foz do Arelho e as Caldas da Rainha, na zona da freguesia do Nadadouro, após uma curva.

despiste 1

127 anos dos bombeiros festejados em cerimónia emotiva

A cerimónia do 127º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, realizada no passado domingo, foi bastante emotiva, pela passagem ao quadro de honra de dois bombeiros, pelas promoções, condecorações e louvores, pela transferência de testemunho do porta-estandarte, pela atribuição de patrono a duas viaturas, pelo elogio ao comandante de Pedrógão Grande, mas sobretudo por ter sido lembrada a morte de um bombeiro da corporação vizinha de Óbidos no maior incêndio ocorrido este ano nas Caldas da Rainha.

bombeiros1

Agrupamento Escolas São Martinho do Porto – António Salvador – 17,6 valores

António Salvador, do Agrupamento Escolas São Martinho do Porto, terminou o 12º ano com uma média de 17,6 valores. O jovem de 17 anos entrou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, no curso de Direito. Apesar das aulas ainda não terem começado, está a “gostar bastante da receção”.

antonio escola sao martinho