Centenas de alunos e encarregados de educação visitaram a Escola D. João II nas Caldas da Rainha no âmbito dos Dias do Agrupamento, que decorreram entre 31 de maio e 3 de junho.
A iniciativa tem por objetivo dar a conhecer à comunidade, em especial aos alunos que atualmente frequentam o 4º ano de escolaridade, a dinâmica da escola sede do agrupamento.
Depois de dois anos sem a celebração por causa da pandemia, o Agrupamento Escolas D. João II realizou os dias abertos com a dinamização de iniciativas de todos os departamentos curriculares.
O estabelecimento de ensino foi transformado num infindável campo de descoberta, conhecimento e saber, onde os alunos foram convidados a conhecer, experimentar e explorar, através de divertidas experiências laboratoriais, jogos, música, concursos, workshops e exposições.
Os cerca de 1500 alunos que estiveram na escola realizaram dezenas de atividades culturais, desportivas e científicas ou de puro entretenimento que, mais uma vez, mostraram a pujança do projeto educativo.
À escola sede do agrupamento deslocaram-se cerca de 400 alunos do 4.º ano com os seus professores, que foram recebidos por colegas “mais velhos” do 9.º ano. Estes deram-lhes a conhecer a sua futura escola e conduziram-nos às salas e a outras dependências onde decorriam as atividades.
Na sala de bio experiências em grupos, os alunos mais novos tiveram a oportunidade de ver e sentir ao vivo os órgãos de porco. “Até ao momento conheciam apenas através do manual de ciências, agora ganhou nova vida, à medida que examinavam os órgãos”, disse a professora de ciências, Maria de Lurdes Graça. Os jovens observaram os brônquios, traqueia e lóbulos. “Perceberam como são constituídos, como funcionam e sentiram as diferentes texturas dos tecidos”, contou a docente.
Decorreram ainda atividades de ciência divertida e observaram ao microscópio insetos, vermes, entre outros.
Destaque para a sala de geo-experiências, onde estiveram representados a maior parte dos trabalhos na área de geologia que os alunos do 7º ano fizeram no âmbito da disciplina de ciências naturais. Estão aqui os vulcões, os trabalhos relacionados com o interior e superfície da terra. Houve ainda a dinamização de algumas experiências relacionadas com o planeta.
As salas das línguas, como o espanhol, francês, inglês e alemão, tiveram muita adesão, onde foram dinamizados jogos e karaoke. Os alunos mais velhos deram também uma aula aos estudantes mais novos para facilitar a escolha da língua no 7º ano.
Houve vários concertos, onde os alunos de educação musical mostraram o trabalho que desenvolveram durante o ano com a flauta. As turmas do articulado com o Conservatório de Música também tocaram para os colegas.
Destaque ainda para a cerimónia de entrega de medalhas aos alunos premiados em atividades e/ou concursos internos e externos.
Segundo o diretor do Agrupamento de Escolas D. João II, Jorge Graça, “todos os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a dinâmica da escola”. “Com todas as iniciativas proporcionámos o conhecimento do ambiente vivido na escola, apresentámos a oferta formativa para o próximo ano letivo, através da realização de atividades práticas podendo trocar impressões e esclarecer dúvidas com professores”, adiantou.
0 Comentários