Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Aluna faz logotipo da associação de pais de Educação do Agrupamento D. João II

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Emília Louro de Sousa Lopes, de 9 anos e que frequenta o 3º ano da Escola Encosta do Sol, foi a vencedora do design do novo logotipo da Associação de Pais de Educação do Agrupamento de Escolas D. João II (APEAFJ).

Emília Louro de Sousa Lopes, de 9 anos e que frequenta o 3º ano da Escola Encosta do Sol, foi a vencedora do design do novo logotipo da Associação de Pais de Educação do Agrupamento de Escolas D. João II (APEAFJ).

A cerimónia de entrega dos prémios do concurso decorreu no passado dia 31, na escola D. João II. As cinco menções honrosas foram para os alunos do 8º ano da escola sede, Duarte Domingo, David Ribeiro e Toni Cher, e ainda as crianças de jardim de infância, Elisabeth Serghi e Leonor Vieira.

A APEAFJ, eleita em outubro do ano passado, lançou um concurso a todos os estudantes do agrupamento para criarem o novo logotipo desta associação, inspirados no tema “A Escola e a Família”.

O concurso foi lançado no final de fevereiro e participaram 141 alunos do pré-escolar ao 9º ano, com exemplos de logotipos “repletos de criatividade, simbolismo e cor”, disse, a presidente da associação de pais, Filipa Louro.

A vencedora explicou ao JORNAL DAS CALDAS o simbolismo do logotipo, que “explica que a escola também pode ser uma família” e o desenho de “várias pessoas de diversos países significa que deveríamos aceitar as diferenças e as pessoas como são”. O desenho da coroa foi “porque existe no logotipo do agrupamento”. 

Os melhores designs foram selecionados por um júri composto por Bruno Prates, na qualidade de representante da comunidade com formação em design gráfico, pelo professor na Escola do Avenal, Abílio Sabino (representante do 1º ciclo), pelos docentes de educação visual na escola sede, Rita Henriques e António Ramalho, e ainda Maria João Coelho, vogal da associação de pais. 

A sessão de entrega de prémios foi abrilhantada por um momento de dança do grupo dos Pimpões.

A presidente da APEAFJ disse que a associação estava com alguma inatividade já há alguns anos e consideraram que fazia sentido dar uma nova imagem, então convidaram os alunos a serem eles a criar o logotipo, porque “eles são o nosso foco”. 

“Os concursos são boas formas do exercício da cidadania e participação na vida da comunidade escolar”, relatou Filipa Louro.

A responsável referiu que a sede do agrupamento sempre foi uma boa escola, mas com pouca visibilidade na comunidade, destacando a direção do agrupamento, que trabalha “internamente para resolver os problemas e acompanhar os alunos”. 

Quando concorreram à APEAFJ, propuseram-se a desenvolver um trabalho de permanente colaboração com “a direção, professores e comunidade”, explicou Filipa Louro, acrescentando que aperceberam-se do “trabalho fantástico da escola” e pretendem “ajudar a direção a levar a parte da comunicação para o exterior”.

“O que queremos é ajudar e entrar em áreas que a escola não consegue, dinamizando outras atividades que podem contribuir para o enriquecimento dos alunos”, adiantou.

Filipa Louro referiu ainda que a direção e professores do agrupamento “veem-nos como parceiros e abriram-nos as portas com todo o carinho e apoio em todas as iniciativas”.   

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Semana Raul Proença distraiu alunos levando-os a “largarem” o telemóvel   

O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP), nas Caldas da Rainha, realizou nos dias 18 e 20 de março, a tradicional Semana Raul Proença, com um programa rico em atividades artísticas, científicas, desportivas ou até gastronómicas, planeadas por professores e alunos, em que algumas contaram com a parceria de entidades externas.

raul 1