Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
15° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 30° C
  • Sunday 24° C

Agrupamento Rafael Bordalo Pinheiro promove oferta educativa em “Dias Abertos”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os “Dias Abertos” do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro decorreram a 17 e 18 de maio, na escola sede. “Dois dias de muitas atividades com o objetivo de dar a conhecer a escola e a sua oferta educativa e abertas a toda a comunidade, em que predominou o espírito de família”, disse ao JORNAL DAS CALDAS a diretora do agrupamento, Maria do Céu Santos.
Degustação de grilos

Os “Dias Abertos” do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro decorreram a 17 e 18 de maio, na escola sede. “Dois dias de muitas atividades com o objetivo de dar a conhecer a escola e a sua oferta educativa e abertas a toda a comunidade, em que predominou o espírito de família”, disse ao JORNAL DAS CALDAS a diretora do agrupamento, Maria do Céu Santos.

“Foi dada uma visibilidade aos trabalhos dos alunos que não se consegue em tempo de aulas”, indicou Maria do Céu Santos.

Destaque para a área da química e física, onde os estudantes dinamizaram várias experiências para os alunos mais novos visitantes, nomeadamente das Escolas D. João II e de Santa Catarina. “Aqui os jovens também treinam as competências comunicativas, explicando a forma como fazem a experiência, o que é importante”, apontou a diretora.

O laboratório de biologia voltou a promover uma atividade com algas e insetos. “Pretendemos mostrar algumas potencialidades dos insetos, não só o seu papel no ecossistema, a sua vivência em sociedade, mas também como percecionam o exterior. Por exemplo, as formigas são cegas, orientam-se através dos cheiros, enquanto as moscas têm uma visão multifacetada”, explicou ao JORNAL DAS CALDAS Ana Bento, professora de Biologia. 

Também promoveram os insetos a nível da potencialidade que têm na alimentação. “É vulgar em muitos países e em Portugal estamos agora a começar a explorar esta potencialidade que é a exploração dos insetos na alimentação, que não só são riquíssimos a nível nutricional, mas com uma pegada ecológica baixíssima”, afirmou a docente. Tiveram algumas amostras de insetos, onde os alunos puderam experimentar lavras com diferentes sabores, grilos, bichos da seda, entre outros.

Também difundiram os insetos na investigação, “a chamada mosca da fruta que tem sido há décadas um modelo experimental utilizado em estudos, principalmente a nível de transmissão de caraterísticas de genética e hereditárias”.

Uma das novidades dos “Dias Abertos” foi o artista leiriense Sal Nunkachov, que esteve na Escola Secundária a dar um workshop de cianotipia, uma técnica antiga, anterior à fotografia, e que consiste em, manualmente, conseguir imprimir negativos monocromáticos. Foi, segundo a diretora, uma atividade muito interessante e que teve muita adesão.

No auditório da escola aconteceu a simulação de um julgamento sobre violência doméstica e no namoro, no âmbito da atividade “Justiça para todos”, com Carlos Querido, juiz desembargador.

Isabel Castanheira foi falar de Rafael Bordalo Pinheiro, houve atividades desportivas, torneios, demonstrações dos bombeiros, pinturas faciais, modelação de balões e técnicas de expressões plásticas com os alunos dos Cursos de Apoio à Infância e de Ação Educativa.

O curso profissional de Técnico de Audiovisuais, uma das ofertas formativas, fez o registo fotográfico.

Está a decorrer o procedimento do concurso para eleger a nova diretora do agrupamento, uma vez que Maria do Céu Santos vai cessar funções em julho.

A diretora faz um balanço muito positivo dos 8 anos à frente do agrupamento que “é hoje uma referência, com uma excelente imagem e ensino de qualidade”. “Saio com sentimento de missão cumprida”, salientou, referindo que ao longo do seu percurso sempre primou pelo “rigor, dedicação, profissionalismo e inovação na construção do processo educativo, bem como pela relação de proximidade com toda a comunidade educativa”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

162 quilos de lixo recolhidos por voluntários na cidade

Uma ação de limpeza nas duas freguesias urbanas das Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, durante três horas (das 14h30 às 17h30), contou com 89 voluntários, que recolheram162 quilos de lixo.

limpeza

Real Combo Lisbonense regressa ao CCC

No dia 28 de outubro, pelas 21h30, o CCC — Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha será palco do regresso do Real Combo Lisbonense à cidade.

joao paulo feliciano 2

Assembleia Municipal faz balanço de um ano de governação do Vamos Mudar

Na sessão da Assembleia Municipal de 27 de setembro, o membro do Movimento Vamos Mudar (VM), António Curado, fez um balanço “positivo” da atividade do VM, uma vez que no dia 26 de setembro fez um ano que a candidatura liderada por Vitor Marques venceu as eleições “para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal (AM) e também para as duas juntas de freguesia da cidade”.

assembleia 1