Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Centenário dá nome a biblioteca municipal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
José Soares completou cem anos no passado dia 24 e passou a estar ligado à Biblioteca Municipal da Nazaré, equipamento que fica com o seu nome, na sequência da homenagem prestada pela autarquia nazarena ao autor de várias obras dedicadas à sua terra. “O percurso de José Soares da Conceição justifica esta singela homenagem”, disse […]
José Soares completou cem anos e dá o nome à Biblioteca da Nazaré

José Soares completou cem anos no passado dia 24 e passou a estar ligado à Biblioteca Municipal da Nazaré, equipamento que fica com o seu nome, na sequência da homenagem prestada pela autarquia nazarena ao autor de várias obras dedicadas à sua terra.

“O percurso de José Soares da Conceição justifica esta singela homenagem”, disse Walter Chicharro, presidente da Câmara, sobre o homem que tem dedicado a vida à partilha de conhecimento.
Nascido a 24 de maio de 1922 na Nazaré, José Soares tem uma longa atividade dedicada ao estudo da sua terra natal.
Foi intérprete/rececionista municipal no Posto de Informação Turística da Nazaré e na atividade cultural teve um papel relevante na reativação da Biblioteca da Nazaré, fazendo parte da então comissão administrativa, assim como na colaboração da preparação da coleção que viria a integrar o espólio do atual Museu Dr. Joaquim Manso.
A sua estreia na escrita aconteceu em 1960 com a obra “Ventania”. Seria a primeira de muitas publicações, para além de abordagens viradas para a investigação histórica. Teve, também, uma breve incursão pela pintura de cariz experimental, de que resultaram alguns trabalhos.
“José Soares é, para todos nazarenos, um exemplo de dedicação à cultura, à promoção da mesma, e acima de tudo à pesquisa, rebuscando no passado as histórias”, disse Manuel Sequeira, vice-presidente e vereador com o pelouro da Cultura, considerando José Soares “uma das maiores figuras da cultura do nosso concelho”.
O homenageado agradeceu a presença de todos numa sessão “de cariz cívico e cultural de atribuição do nome de um munícipe à Biblioteca Municipal da Nazaré”, sublinhando que “não tinha como recusar”, mas assumindo ser apenas “um cidadão que dedica amor à sua terra”.
“Serei o santuário da cultura do livro e do pensamento da Nazaré”, prometeu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Agrupamento Escolas São Martinho do Porto – António Salvador – 17,6 valores

António Salvador, do Agrupamento Escolas São Martinho do Porto, terminou o 12º ano com uma média de 17,6 valores. O jovem de 17 anos entrou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, no curso de Direito. Apesar das aulas ainda não terem começado, está a “gostar bastante da receção”.

antonio escola sao martinho

Peddy paper mostra cidade aos novos alunos da ESAD.CR

Na tarde da passada quarta-feira decorreu um peddy paper organizado pelo grupo académico das Caldas da Rainha pela Academia, para que os novos alunos da ESAD.CR pudessem conhecer melhor os pontos turísticos e importantes da cidade.

peddy paper

Festival de Música Clássica

No dia 1 de outubro tem início o Festival de Música Clássica do Bombarral. Esta organização da Câmara Municipal irá decorrer durante todos os sábados do mês de outubro.

classica