Os alunos do Clube Erasmus+ do Agrupamento de Escolas D. João II das Caldas da Rainha participaram na 4ª e 5ª mobilidades do projeto Cidadania europeia – dimensões cultural, histórica, económica, linguística e política, com os seus colegas de Espanha, Grécia, Itália, Roménia e Alemanha. Estes dois encontros aconteceram em Almeria (Espanha) e Noto (Itália).
Os alunos deram seguimento aos temas em estudo no projeto, trabalhando a perspetiva do futuro da Europa, em tópicos tão diversos como as migrações, o clima, a energia, a água e a alimentação.
Exploraram as suas capacidades de comunicação, de trabalho em equipas multinacionais e a criatividade em áreas como a expressão artística e dramática. Houve ainda várias oportunidades para descobrir a história da milenar cidade de Almeria.
Como pontos altos, destacam-se a visita ao conjunto arquitetónico do Alhambra, na cidade de Granada, e a alguns dos locais de filmagem emblemáticos dos míticos westerns, que encontraram no deserto de Tabernas os cenários perfeitos para estes filmes de época.
Tiveram também a oportunidade de assistir a um concerto privado de flamenco, com direito a explicação detalhada das inúmeras variações regionais deste género de música andaluza, cujas origens remontam à cultura cigana e mourisca, com influência árabe e judia.
Em Noto, cidade localizada na ilha italiana da Sicília, à comitiva caldense coube a tarefa de desenvolver conteúdos multimédia e a gestão das redes sociais do projeto.
Foi também realizada uma conferência de âmbito europeu subordinada ao tema “A identidade da cidadania europeia do futuro”.
Foram feitas visitas a locais com grande história e de elevado interesse cultural, alguns deles listados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. O ponto alto foi o trekking realizado no Etna. A atividade iniciou-se no Refúgio Sapienza, que já estava a ser preparado para receber o final da etapa do Giro d’Italia. Foi cumprida a tarefa de recolha de solo de várias erupções passadas com o objetivo de abastecerem o laboratório do Agrupamento em futuras aulas práticas.
0 Comentários