Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 22° C
14° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
14° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 30° C
  • Sunday 24° C

Medioeste parceiro de concurso audiovisual para jovens promoverem a região

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O grupo de comunicação social Medioeste, detentor do Jornal das Caldas, Rádio Mais Oeste, Jornal Oeste e Região da Nazaré, é parceiro da Centro de Portugal Film Commission (CPFC) e do Festival Art&Tur na organização da competição “Criativos do Património”, um concurso audiovisual para as escolas no âmbito do Festival Internacional de Cinema de Turismo 2022.
Concurso para estudantes no Oeste com idades entre 16 e 25 anos

O grupo de comunicação social Medioeste, detentor do Jornal das Caldas, Rádio Mais Oeste, Jornal Oeste e Região da Nazaré, é parceiro da Centro de Portugal Film Commission (CPFC) e do Festival Art&Tur na organização da competição “Criativos do Património”, um concurso audiovisual para as escolas no âmbito do Festival Internacional de Cinema de Turismo 2022.

“Trata-se de uma iniciativa de grande importância para os jovens, especialmente os que gostam do mundo do cinema, do audiovisual e artes, e que podem ter aqui uma oportunidade de ver reconhecido o seu trabalho e a sua criatividade, ao mesmo tempo que permite produzir um filme ou documentário de promoção da região, no nosso caso, do Oeste”, vinca António Salvador, administrador do Grupo Medioeste. 

A iniciativa decorrerá em paralelo nas regiões do Douro, Minho, Médio Tejo e Oeste e tem como anfitriãs as cidades de Lamego, Vizela, Ourém e Torres Vedras, e os vencedores das quatro regiões serão apresentados na 15ª edição do Festival Art&Tur, que terá lugar em Ourém, entre os dias 25 e 28 de outubro deste ano. 

Quatro instituições de ensino superior (Politécnicos de Leiria, Tomar, Viseu e do Cávado e Ave) darão suporte a esta iniciativa, divulgando-a entre os estudantes a residirem nas quatro regiões, com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos, que estejam a frequentar o ensino secundário, profissional e superior.

No caso do Oeste, o concurso ‘“Criativos do Património” tem como parceiros estratégicos a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Grupo Medioeste, especialmente através do Jornal das Caldas e da Rádio Mais Oeste.

“Além de sermos parte ativa na organização, análise e decisão sobre os trabalhos que vão a concurso, para nós será mais uma oportunidade de participar no processo educativo dos jovens, numa ajuda ao ensino da nossa comunidade regional, reforçando o nosso lema ‘Crescer com a região’”, sublinha o administrador do Grupo Medioeste.

António Salvador refere que “contamos com a participação do maior número de jovens talentos na área do audiovisual e a colaboração da comunidade escolar para iniciar este processo de divulgação, numa iniciativa inserida num Festival Internacional de Cinema de Turismo com provas dadas ao longo de quinze anos, em que os jovens talentosos podem ter não só um prémio, mas ver divulgado o seu trabalho, e talvez até ter outras oportunidades, nacionais ou internacionais, no mundo do cinema, pois participam nele muitos realizadores, produtores e profissionais ligados ao mundo do cinema e turismo”.

Presidente do júri do concurso, também por ser membro da direção da CPFC, entidade que detém o Art&Tur, António Salvador realça que “é a primeira iniciativa do género, dentro do duplo objetivo de atrair produções de cinema estrangeiras ao nosso território, como tem vindo a acontecer, mas também descobrir os talentos nacionais desta área e no nosso território para criar sinergias e termos mais recursos nessas áreas e produções de cinema”. 

“Estou muito contente que os nossos meios de comunicação social sejam parte ativa no processo, e agradeço aos nossos parceiros a escolha, e gostaria de salientar que esta excelente oportunidade também é uma forma de agradecer às escolas e aos alunos que têm colaborado connosco ao longo do tempo, pelo que quero incentivar todos os jovens a aproveitarem esta excelente oportunidade”, afirma António Salvador.

Formação antes da competição

O principal objetivo deste concurso consiste em apoiar o desenvolvimento da literacia digital e estimular a criatividade dos mais jovens, tendo como fim último a valorização e promoção turística do património cultural e natural das quatro regiões referidas, utilizando o audiovisual como ferramenta de comunicação.

A iniciativa “Criativos do Património” será realizada anualmente, em articulação com o Festival Art&Tur, e integrará a estratégia que a CPFC, com o apoio do Turismo Centro de Portugal, implementa a partir deste ano.

Terá sessões master class via Zoom com os jovens participantes, a partir de 20 de junho e até final de julho, em dias a anunciar, entre as 19 e as 20 horas, com a mentoria de cinco dos melhores realizadores e produtores nacionais da área do cinema de turismo, selecionados entre os vencedores do Festival Art&Tur nas suas últimas cinco edições.

Entre outras irão ser consideradas como aprendizagens a elaboração de guiões para vídeos criativos com enfoque no património natural e cultural, planeamento de recursos humanos, técnicos e organizacionais

necessários à produção de vídeos, noções técnicas como exercícios de composição, enquadramento e

movimentos de câmara (produção), e exercícios práticos de edição de vídeo (pós-produção).

A procura de financiamento para produção de vídeos, os direitos de autor, os patrocínios, os créditos de participação e a promoção de vídeos serão outros temas abordados.

Os jovens terão assim uma oportunidade de partilhar as suas ideias com profissionais consagrados, recebendo orientações para poderem consolidar os seus projetos. A participação nas sessões é gratuita e dará direito a certificado para efeitos de currículo.

Após esta componente formativa, em que se pretende uma iniciação à aprendizagem, com profissionais que irão proporcionar ferramentas importantes no desenvolvimento das competências da área audiovisual, segue-se uma componente competitiva.

Prémios monetários

Cada participante será desafiado a propor até ao dia 15 de julho um guião para a realização de um vídeo

promocional (até quatro minutos) ou de um documentário curto (até dez minutos), a ser validado pela organização do concurso, a qual deverá verificar a sua exequibilidade operacional, bem como a possibilidade de licenciamento municipal (caso se trate de espaços públicos). Caso seja necessário proceder a reajustes ao guião (por razões técnicas), estes deverão ser efetuados durante a primeira quinzena de agosto.

Entre 1 de agosto e 20 de setembro, cada participante deverá produzir um vídeo focado na promoção de algum elemento do património do Oeste, de acordo com o regulamento do concurso, que pode ser consultado em https://tourfilm-festival.com/criativos-do-patrimonio.

No que diz respeito ao concurso da região Oeste, podem candidatar-se todos os jovens com idades compreendidas entre 16 e 25 anos, que residam ou estudem, em 2022, em qualquer um dos doze municípios do Oeste, designadamente, Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral do Monte Agraço e Torres Vedras.

A participação pode ser individual ou em pequenos grupos (máximo de quatro elementos.

Cumulativamente devem estar a frequentar em 2022 um curso do ensino secundário, técnico-profissional ou superior, e fazer prova de matrícula nos respetivos estabelecimentos de ensino.

As localizações das filmagens devem ser circunscritas aos doze municípios do Oeste, podendo abranger um ou mais desses concelhos.

Os conteúdos dos filmes devem focar-se na promoção e divulgação do património e dos recursos endógenos locais.

A 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, serão apresentados os trabalhos realizados pelos jovens criativos do Oeste. Um júri constituído pelo Grupo Medioeste, CPFC, mestrado de Marketing e Promoção Turística do Politécnico de Leiria, mestrado de Turismo e Ambiente do Politécnico de Leiria e cineasta convidado fará a avaliação e os três melhores receberão prémios monetários no valor, respetivamente, de 500 euros (1º prémio), 300 euros (2º prémio) e 200 euros (3º prémio).

As melhores produções serão apresentadas no 15º Festival Art&Tur e no dia 28 de outubro realiza-se a Gala de Prémios, onde os três melhores trabalhos de cada uma das quatro regiões serão avaliados pelo júri internacional que decidirá e anunciará as três produções com maior destaque a nível nacional. Os vencedores do concurso nacional serão promovidos internacionalmente durante o ano de 2023.

Inscrições até 20 de junho

Até ao dia 20 de junho encontram-se abertas as inscrições, devendo os interessados preencher o formulário disponível em https://tourfilm-festival.com/criativos-do-patrimonio.

Os agrupamento de escolas e estabelecimentos de ensino da região estão a ser contactados para promoverem a divulgação deste concurso junto dos seus alunos.

A ideia geral desta iniciativa é apresentada num vídeo que pode ser visto em https://fb.watch/dghHsO0EfS.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

162 quilos de lixo recolhidos por voluntários na cidade

Uma ação de limpeza nas duas freguesias urbanas das Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, durante três horas (das 14h30 às 17h30), contou com 89 voluntários, que recolheram162 quilos de lixo.

limpeza

Assembleia Municipal faz balanço de um ano de governação do Vamos Mudar

Na sessão da Assembleia Municipal de 27 de setembro, o membro do Movimento Vamos Mudar (VM), António Curado, fez um balanço “positivo” da atividade do VM, uma vez que no dia 26 de setembro fez um ano que a candidatura liderada por Vitor Marques venceu as eleições “para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal (AM) e também para as duas juntas de freguesia da cidade”.

assembleia 1

Aula inaugural na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) realizou no dia 27 de setembro a sua aula inaugural do ano letivo 2022/2023, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Turismo, com o tema "Repensar o Turismo". Colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar, unir...

turismo