Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

Ciclista caldense António Morgado em 4º na Suíça

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ciclista caldense António Morgado, integrado na seleção nacional, ficou em quarto lugar no Tour du Pays de Vaud, prova da Taça das Nações de Juniores que decorreu entre a passada quinta-feira e domingo na Suíça.
António Morgado desta vez não chegou ao pódio

O ciclista caldense António Morgado, integrado na seleção nacional, ficou em quarto lugar no Tour du Pays de Vaud, prova da Taça das Nações de Juniores que decorreu entre a passada quinta-feira e domingo na Suíça.

António Morgado ficou a 23 segundos do vencedor, o suíço Jan Christen, que se evidenciou na derradeira etapa, com cinco contagens de montanha, maioritariamente subidas curtas e inclinadas. O helvético, já contratado pela UAE Team Emirates até 2027, isolou-se e venceu ao cabo de 2h17m30s, afastando-se do grupo dos principais candidatos, no qual estavam incluídos António Morgado, que terminou em 18º nesta etapa de 104,7 quilómetros, com início e final em Aigle, cidade onde está sediada a União Ciclista Internacional, que reúne as federações nacionais de ciclismo.

A vantagem conquistada foi suficiente para Jan Christen dar a volta à classificação, subindo ao primeiro lugar da geral, embora com o mesmo tempo do anterior camisola amarela, o norueguês Johannes Kulset. O terceiro foi o neerlandês Menno Huising, a 21 segundos. António Morgado baixou para a quarta posição final.

O caldense deixou assim escapar a presença no pódio, levando o selecionador nacional, José Poeira, a assumir que “estas corridas também servem de aprendizagem”. “Um corredor como o suíço que ganhou não pode ter liberdade para sair do pelotão. Foi um erro nosso, mas também das outras seleções que estavam a discutir o pódio. Ou se anula de imediato a fuga ou se vai com esse corredor. Mais tarde a equipa ainda perseguiu, contribuindo para diminuir a desvantagem. Mas já não foi possível anular o estrago. Foi pena, porque o António Morgado está ao nível dos melhores que aqui estão e poderia vencer a corrida ou, pelo menos, terminar no pódio. Ficou a lição, que será útil para o futuro”, declarou o selecionador nacional.

Na quinta-feira, António Morgado tinha sido o 15º classificado no prólogo, um curto exercício individual de 4,4 quilómetros, em Puidoux.

A primeira etapa correu-se na sexta-feira. Foram 135,8 quilómetros, entre Paudex e Mathod. António Morgado foi o quinto classificado, subindo na altura à nona posição da geral.

No sábado chegava ao terceiro lugar da classificação geral, depois da sua prestação no setor da manhã, 97,3 quilómetros, entre Cuardnees e Champagne, onde foi sétimo. Durante a tarde disputou-se um contrarrelógio individual de 11,3 quilómetros, em Champagne. António Morgado voltou a estar em bom plano e foi o oitavo.

O Tour du Pays de Vaud é a terceira prova da Taça das Nações em que Portugal participou durante o mês de maio. Nas corridas anteriores, António Morgado foi o segundo classificado.

Os outros portugueses classificados na Suíça foram Gonçalo Tavares, que concluiu a competição no décimo lugar, a 1m25s, Daniel Lima, 33º, a 6m08s, Rafael Barbas, 41º, a 9m16s, e Rúben Rodrigues, 50º, a 13m02s. Tiago Santos, vítima de queda, acabou por desistir na última etapa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Ministério Público acusou menor que terá esfaqueado a irmã até à morte

A jovem de 16 anos que terá esfaqueado até à morte a irmã, três anos mais velha, em agosto do ano passado, na casa onde viviam com o pai, no bairro da Fonte Boa, em Peniche, foi agora acusada pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

lara