Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 22° C
15° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 30° C
  • Sunday 24° C

Ministra assegura dinheiro para reabilitar barragem de Alvorninha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O gabinete da ministra da agricultura assegura que a empreitada para reabilitação das condições de segurança e eficiência da barragem de Alvorninha, no concelho das Caldas da Rainha, deverá arrancar este mês e ficar concluída antes do final do ano, pelo que não está em causa do seu financiamento.A informação é prestada em resposta a […]

O gabinete da ministra da agricultura assegura que a empreitada para reabilitação das condições de segurança e eficiência da barragem de Alvorninha, no concelho das Caldas da Rainha, deverá arrancar este mês e ficar concluída antes do final do ano, pelo que não está em causa do seu financiamento.
A informação é prestada em resposta a um requerimento em que os deputados do PSD Paulo Mota Pinto, Hugo Oliveira, Olga Silvestre e João Marques, interrogam qual o ponto da situação.

O aproveitamento hidroagrícola de Alvorninha custou mais de seis milhões de euros e é constituído pela barragem de Alvorninha com um volume possível de armazenamento de 711 mil metros cúbicos de água, uma área inundada de 11,8 hectares e um escoamento que deveria ser, num ano médio, de 863 mil metros cúbicos, e pelas infraestruturas da rede de rega e restantes estruturas que servem de apoio à exploração e conservação da obra de rega.
Inaugurada em 2015, deveria permitir levar água a uma área de 127 hectares e beneficiar 198 agricultores das freguesias de Alvorninha, Vidais e Salir de Matos. No entanto, em 2016, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil determinou que a cota de enchimento da barragem teria um limite de 93 metros, que representa cerca de 5% da capacidade total de armazenamento da barragem.
“O impasse na resolução deste problema arrasta-se há mais de uma década e em 2017 foi submetida uma candidatura ao PDR 2020 por parte da Direção Regional de Agricultura tendo em vista a resolução dos problemas. A candidatura foi aprovada com a dotação orçamental de 1 209 458,49 euros”, referem os deputados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

162 quilos de lixo recolhidos por voluntários na cidade

Uma ação de limpeza nas duas freguesias urbanas das Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, durante três horas (das 14h30 às 17h30), contou com 89 voluntários, que recolheram162 quilos de lixo.

limpeza

Real Combo Lisbonense regressa ao CCC

No dia 28 de outubro, pelas 21h30, o CCC — Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha será palco do regresso do Real Combo Lisbonense à cidade.

joao paulo feliciano 2

Assembleia Municipal faz balanço de um ano de governação do Vamos Mudar

Na sessão da Assembleia Municipal de 27 de setembro, o membro do Movimento Vamos Mudar (VM), António Curado, fez um balanço “positivo” da atividade do VM, uma vez que no dia 26 de setembro fez um ano que a candidatura liderada por Vitor Marques venceu as eleições “para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal (AM) e também para as duas juntas de freguesia da cidade”.

assembleia 1