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Parlamento dos Jovens

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Nos dias 9 e 10 de maio tive a oportunidade de participar no programa Parlamento dos Jovens, enquanto deputada efetiva do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, na Sessão Nacional na Assembleia da República.
Madalena Mestre

Olhar JSD

Nos dias 9 e 10 de maio tive a oportunidade de participar no programa Parlamento dos Jovens, enquanto deputada efetiva do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, na Sessão Nacional na Assembleia da República.

Este programa é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico e do ensino secundário, que tem como propósito estimular o gosto dos jovens pela participação cívica e política, promovendo o debate democrático e contribuindo para a resolução de matérias que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo.
De entre centenas de escolas participantes, a minha presença foi garantida através da seleção na sessão distrital pelo círculo de Leiria, conjuntamente com outros sete deputados jovens de escolas do mesmo distrito. A votação distrital teve como objetivo apurar quatro escolas e um projeto de Recomendação que viria a ser apresentado e debatido na Assembleia da República. O projeto de recomendação contemplava um conjunto de quatro medidas que visam combater a desinformação, no âmbito do tema proposto este ano – Fake News.
À semelhança daquilo que é o trabalho diário dos deputados, fomos postos à prova com uma tarde dedicada ao debate e aprovação de projetos de Recomendação em diferentes Comissões Parlamentares.
No segundo dia decorreu a Sessão Plenária, conduzida por uma mesa de jovens eleitos. Na sua abertura, tivemos o privilégio de assistir aos discursos quer do Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República, Dr. Augusto Santos Silva, quer do Exmo. Ministro da Educação, Dr. João Costa, aos quais se seguiu um período de perguntas a um conjunto de deputados da Assembleia da República, no qual se encontravam representados todos os grupos parlamentares.
Esta sessão culminou com a aprovação da Recomendação final à Assembleia da República, cujas medidas destaco: criação de um grupo de trabalho, composto por especialistas em informática e em informação, que se dedique à criação de um selo de fiabilidade, para fontes de informação confiável; atribuição de um símbolo de veracidade da informação de sites confiáveis e de notícias credíveis, organizado por uma equipa de profissionais multidisciplinares responsáveis por verificar as fontes, em colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS); criação de série televisa de animação para explicar às crianças, de forma lúdica, como identificar as fake news.
Para mim, esta foi uma experiência inesquecível, que me permitiu o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Agradeço ao Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro pela oportunidade que me foi dada e aos colegas de círculo que me acompanharam nesta experiência.

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