Q

Previsão do tempo

11° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 10° C
10° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 10° C
10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 9° C

“Dia Aberto” com dezenas de atividades no Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais de 800 alunos e professores e docentes do Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto comemoraram o “Dia Abertos do Agrupamento”, que decorreu nos dias 12 e 13 de maio, na escola sede. Ao longo de dois dias, o estabelecimento de ensino foi transformado num infindável campo de descoberta, conhecimento e saber, onde […]
1 Todos os alunos e professores no campo de futebol, exterior à escola, para assistirem a um pequeno espetáculo

Mais de 800 alunos e professores e docentes do Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto comemoraram o “Dia Abertos do Agrupamento”, que decorreu nos dias 12 e 13 de maio, na escola sede. Ao longo de dois dias, o estabelecimento de ensino foi transformado num infindável campo de descoberta, conhecimento e saber, onde os alunos foram convidados a conhecer, experimentar e explorar, através de divertidas experiências laboratoriais, jogos e exposições.

A iniciativa contou com a realização de dezenas de atividades culturais, desportivas e científicas ou de puro entretenimento que, mais uma vez, mostraram a pujança do projeto educativo do agrupamento, tendo no primeiro dia concentrado todos os alunos e professores no campo de futebol, exterior à escola, para assistir a um pequeno espetáculo. Esse momento musical foi dinamizado pelos alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do agrupamento.
Em seguida houve um momento lúdico, com a demonstração da modalidade teqball por três atletas federados.
Durante os dois dias decorreram atividades nas trinta salas dos blocos, para todos os gostos, e que estiveram à responsabilidade de cada departamento. Assim os alunos puderam participar em ações como o laboratório aberto, com destaque para as atividades experimentais, como em jogos tradicionais, enigmas e desafios.
Os ateliês de biologia, ciências, físicas, química, eco escolas, robótica, concursos, geografia, jogos e um casino da matemática também fizeram parte do programa, assim como exposições, escape room, danças “Paris Valse Musette”, curtas-metragens, simulações de sismos, pedras minerais, origamis, ilusão do cubo, workshops, palestras, entre muitos outros eventos.
Além destas atividades houve também um espetáculo dedicado à poesia e ao teatro, dinamizado pela Associação de Estudantes, no auditório da escola.
O espetáculo, que foi aberto aos encarregados de educação, contou com momentos musicais dinamizados por Diana Cunha e pelo aluno António Salvador, a peça de teatro “O Rapaz de Bronze”, de Sophia de Mello Breyner, numa adaptação da docente Maria José Duarte, do Clube de Teatro da escola, leituras com alunos e aluna do 3º ciclo Kaixin Cheng, apurada para a fase nacional no Concurso Nacional de Leitura, visualização da curta-metragem “Gentes e Lugares”, e ainda leituras com sotaque.
Para a diretora do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, Luísa Sardo, “o Dia Aberto é um dos pontos altos do agrupamento durante todo o ano letivo, com atividades propostas e dinamizadas pelos alunos do secundário e clubes, estando por vezes os professores só a assistir”.
Esta atividade, que “normalmente decorre em simultâneo com a semana da leitura e que esteve quase dois anos sem se realizar”, coloca “a escola em movimento nesta altura do ano letivo, onde os encarregados de educação e população também têm a oportunidade de conhecerem o nosso agrupamento, que tem todos os blocos ocupados com atividades”. Explicou ainda que esta iniciativa mostra aos alunos que “a escola não é só aulas, mas também tem momentos lúdicos e divertidos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Fados na Baía dos Leitões

O Restaurante Baía dos Leitões, na estrada de São Martinho para a Nazaré, com nova gerência, levou a efeito no passado sábado a sua primeira noite de fados com São Portugal, Maria José Fernandes, Rodrigo Lopes, Fátima Jorge e Luís Grácio, que também esteve na guitarra portuguesa, e João Viola na viola.

baia

Semana Arte Mulher

A Semana Arte Mulher, evento composto por entrevistas, entrega de prémios, exposição de fotografia, pintura, teatro e literatura, organizada pela Câmara e produzida pela Editorial Novembro, vai decorrer de 7 a 9 de março, no Cineteatro da Nazaré.