O livro “Era uma vez Jorge Sampaio”, pelos autores João Bonifácio Serra (também coordenador da obra) e José Vera Jardim, vai ser apresentado no dia 14 de maio, às 17h30, no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
Esta iniciativa integra as Festas da Cidade e é promovida pela associação Património Histórico – Grupo de Estudos com o apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a editora Tinta da China.
João Bonifácio Serra foi assessor do Presidente da República, Jorge Sampaio, nos seus dois mandatos, entre 1996 e 2006. Na fase final do 2º mandato, exerceu cumulativamente as funções de Chefe da Casa Civil.
É historiador, professor coordenador jubilado do Politécnico de Leiria e investigador integrado do Laboratório de Investigação em Design e Artes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. É titular da Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade. Presidiu à Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.
Autor de diversos estudos sobre temas de história política, económica e biográfica, detém condecorações outorgadas por estados europeus. Foi agraciado com as ordens nacionais de Cristo e da Liberdade e recebeu medalhas de mérito municipais de Guimarães e Caldas da Rainha.
José Vera Jardim, advogado e político, foi amigo de Jorge Sampaio. Integrou o grupo de fundadores da sociedade de advogados Jardim, Sampaio, Caldas & Associados, uma das primeiras em Portugal.
Foi deputado e, entre 2009 e 2011, vice-presidente da Mesa da Assembleia da República. Foi secretário de estado do Comércio Externo e Turismo e, posteriormente, ministro da Justiça do governo de António Guterres.
Em 2016 foi designado para o cargo de presidente da Comissão da Liberdade Religiosa. A 9 de Junho de 2005 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Jorge Sampaio, que faleceu a 10 de setembro do ano passado, para além de Presidente da República, foi presidente da Câmara de Lisboa, deputado na Assembleia da República e secretário-geral do PS. Foi agraciado com várias condecorações e recebeu diversas distinções nacionais e estrangeiras.
0 Comentários