Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
15° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Inquérito da ACCCRO revela receios de quebra de faturação sem o habitual concerto de 14 de maio

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O concerto que habitualmente se realizava nas Caldas da Rainha na noite de 14 de maio, véspera do feriado municipal, fazia aumentar a faturação dos comerciantes, revelou a Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO), na sequência de um inquérito aos associados com o objetivo de analisar o impacto económico da alteração do […]
Habitualmente realizava-se um concerto na véspera do feriado municipal

O concerto que habitualmente se realizava nas Caldas da Rainha na noite de 14 de maio, véspera do feriado municipal, fazia aumentar a faturação dos comerciantes, revelou a Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO), na sequência de um inquérito aos associados com o objetivo de analisar o impacto económico da alteração do espetáculo, que este ano será organizado à tarde no Dia da Cidade.

Pela primeira vez nas festas do feriado municipal, fora do período de maiores restrições por causa da Covid-19, não decorrerá o habitual concerto na noite de 14 de maio. Haverá um espetáculo no feriado de 15 de maio, pelas 18h00, no Parque D. Carlos I, com Cuca Roseta, uma reconhecida voz do fado da atualidade.

Para a ACCCRO, com base nos dados recolhidos nas 125 respostas obtidas (22% da massa associativa da ACCCRO) no questionário promovido pela associação, os empresários expressaram-se de “forma inequívoca, ficando bem patente o aumento do volume de vendas com a realização do habitual concerto no dia 14 de maio, nos moldes praticados antes da pandemia”. “Os resultados são bastante representativos, 75,2% dos inquiridos (94 associados) mencionaram que a faturação aumentou”, fez notar a direção da ACCCRO, que transmitiu à Câmara esse resultado, esperando que considere o mesmo.

A associação aponta que o seu objetivo fulcral é “fomentar e impulsionar a economia, por forma a que os agentes económicos consigam aumentar a rentabilidade do seu negócio”.

A grande maioria das empresas que respondeu localiza-se na área urbana das Caldas da Rainha (cerca de 90%), e as restantes 10% situam-se na zona periférica da cidade. As áreas de negócio mais registadas foram a cafetaria (41,6%), seguida do comércio (24,8%) e da restauração (24%).

A ACCCRO revelou também algumas das sugestões mencionadas pelo tecido empresarial sobre esta questão, uma das quais relata que o 14 de maio “é sempre cheio de reservas para jantar” e que este ano “sem movimento na cidade e ainda por cima a um sábado, é uma pena”.

Outro dado do inquérito resulta da pergunta se os festejos do feriado municipal nos moldes apresentados para este ano farão aumentar a faturação. “78,4% dos inquiridos (98 associados) mencionaram que a faturação não irá aumentar. Neste caso, 70,8% dos inquiridos (68 associados) mencionaram que a faturação irá diminuir até 5%, 15,6% (15 associados) menciona que a faturação poderá diminuir entre 6% a 10%, sendo que os restantes 13,5% perspetivam que poderá descer de 16% a um nível superior”, descreveu a ACCCRO.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago