Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Concertos no Santuário do Senhor da Pedra

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito do projeto “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos”, que junta os Municípios de Águeda, Idanha-a-Nova, Lousã, Óbidos e São Pedro do Sul, realizam-se concertos com os grupos Canto a Vozes e Quinteto Alma. Os espetáculos em Óbidos têm lugar no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, nos dias 7 e 8 de Maio.

No âmbito do projeto “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos”, que junta os Municípios de Águeda, Idanha-a-Nova, Lousã, Óbidos e São Pedro do Sul, realizam-se concertos com os grupos Canto a Vozes e Quinteto Alma. Os espetáculos em Óbidos têm lugar no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, nos dias 7 e 8 de Maio.

Assim, no próximo sábado, pelas 21h30, atua o Quinteto Alma, composto por cinco jovens músicos naturais do interior de Portugal, cujo percurso académico se tem realizad em algumas das melhores instituições portuguesas e europeias. O grupo apresenta-se pela primeira vez e chega aos Municípios do Projeto 5.
Este programa consiste naquela que é talvez a mais importante obra da formação de quinteto com clarinete, a obra magistral da maturidade de Mozart. Para lhe acrescentar variedade, mas também poder significativo, acrescenta-se-lhe a Suite Raiana de Fernando Lapa, raramente ouvida e inspirada em melodias tradicionais da zona raiana portuguesa.
Este é um concerto que incide sobre obras canónicas do repertório, ao lado de repertório português, e que é complementado com uma palestra para formação de públicos pelo musicólogo e investigador Alejandro Reyes Lucero.
No domingo, pelas 17h00, é a vez do grupo Canto a Vozes subir ao palco. Um grupo feminino de canto a três vozes, uma prática associada à região centro e a algumas zonas do norte do país que se encontra em risco de desaparecimento.
Surge de um projeto candidatado em 2020 ao Programa Cultural Em Rede – o “Cultura Entre Pontes”, elaborado pelos municípios de Sever do Vouga, Vouzela, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul. Dessas quatro comunidades nasceu um só grupo com cerca de 40 mulheres, com idades compreendidas entre os 4 e os 79 anos, que teve a sua primeira atuação no dia 21 de Agosto de 2021.
Os concertos, com entrada livre, contam com a presença e participação da cantora Joana Negrão.
O projeto “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos” é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Escola Secundária Josefa de Óbidos – Margarida Rebelo Almeida – 18 valores

Margarida Rebelo Almeida, de 17 anos, do 12.º ano do curso de Ciências e Tecnologias, foi a melhor aluna da Escola Secundária Josefa de Óbidos. Terminou o ensino secundário com média interna de 19,1 valores. Nos exames nacionais, obteve 18,0 valores no de Matemática A e 19,1 no de Física e Química A. 

margarida josefa dobidos

Peddy paper mostra cidade aos novos alunos da ESAD.CR

Na tarde da passada quarta-feira decorreu um peddy paper organizado pelo grupo académico das Caldas da Rainha pela Academia, para que os novos alunos da ESAD.CR pudessem conhecer melhor os pontos turísticos e importantes da cidade.

peddy paper

Festival de Música Clássica

No dia 1 de outubro tem início o Festival de Música Clássica do Bombarral. Esta organização da Câmara Municipal irá decorrer durante todos os sábados do mês de outubro.

classica