Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C
Escaparate

O colo dos avós

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Feliz daquele que teve a oportunidade de sentar-se no colo dos avós. Em minha modesta opinião, acredito que a convivência com os pais dos nossos pais deixa no coração, na alma, e na mente, uma infinitude de generosidade, além de proteger-nos de ataques de depressão e ansiedade, podendo, inclusive, ajudar-nos a ter autoestima, discernimento emocional e melhor desempenho escolar.

Escaparate

Feliz daquele que teve a oportunidade de sentar-se no colo dos avós. Em minha modesta opinião, acredito que a convivência com os pais dos nossos pais deixa no coração, na alma, e na mente, uma infinitude de generosidade, além de proteger-nos de ataques de depressão e ansiedade, podendo, inclusive, ajudar-nos a ter autoestima, discernimento emocional e melhor desempenho escolar.

Dependendo do temperamento dos avós, podemos abraçar causas sociais; defender opiniões clubísticas, quiçá políticas; compreender quem somos; aprender a história da nossa família; ampliar a nossa impressão de conforto e segurança; pedir as coisas mais estranhas para comer; empanturrar-nos de mimos, de beijos e de abraços; ou seja: criar memórias que guardaremos por toda a nossa existência.
Quem nunca os teve, não sabe o que perdeu. Quem já não os tem sabe muito bem a falta que fazem.
Nos dias que correm, as crianças e os adolescentes não têm tempo para lhes dar atenção (e receber em troca o exemplo mais profundo do que é o amor). A tecnologia, que veio para melhorar, e estreitar, a comunicação entre pessoas e países, encarregou-se de levantar um muro, visivelmente intransponível, entre essas gerações. Com isso, os mais jovens ficarão emocionalmente pobres, insensíveis para o que os rodeia, e com um vazio interior que, mesmo que gastemos toda a nossa saliva em romanescas explicações, nunca conseguirão compreender qual a causa.
Os avós são os indivíduos com quem se estabelece um vínculo mais significativo e duradouro. Com certeza, os grandes responsáveis pelo nosso desenvolvimento psíquico e social, ou seja, podem ser as pessoas mais importantes na construção da nossa identidade.
Possuo uma lembrança perene, emotiva, saudável e nostálgica dos meus avós. Lembro-me deles diariamente. A cada dia que nasce, antes dos afazeres profissionais, olho para os seus rostos (nas fotografias que estão a poucos palmos de distância da minha mesa de trabalho) e beijo-os, mentalmente, com ternura e saudade.
Admiro a coragem que tiveram, especialmente para enfrentar os difíceis e nebulosos anos do Estado Novo, onde as docilidades eram poucas, e muito o “trabalhar para o bem da nação, em troca de meia sardinha e um naco de pão”.
Apesar das intempéries diárias, a alegria, a força descomunal da sua têmpera, e a robustez das suas almas, ajudaram a alterar, para muito melhor, o destino das gerações seguintes.
Hoje, na minha vida, aquilo que um dia conheci como “família” já não existe. Quando desapareceram os luminares que nos guiavam, perderam-se, também, os laços íntimos que nos uniam. Tudo desmoronou. Provavelmente, não havia amor entre nós. Apenas conveniências.
Aos meus avós, ninguém lhes roubou a infância e a adolescência. Embora tivessem de trabalhar duro desde tenra idade, foram passando pela vida, sem permitir que a vida transcorresse brusca e ferozmente por eles. Nesse caminhar conviveram salutarmente com os seus ascendentes, mantendo e ampliando os laços que vinham de distantes gerações. Foram emocionalmente presentes na minha vida.
Era rotina diária, devido à nossa extrema amizade, falarmos acerca de tudo, inclusive de sentimentos e emoções, e é nessa senda que deixo o coração extravasar um pensamento de autoria de Leal de Sousa (1880-1948), praticamente uma divisa, anunciadora da galhardia e da magnanimidade de cada uma daquelas almas: “Minhas avós foram formosas. E meus avós foram heróis”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Diversão noturna e viagens de finalistas

Com a Páscoa, mais uma data festiva se passou, uma data muito celebrada ao longo dos anos no que toca a diversão noturna. De norte a sul foram muitos os eventos de celebração da mesma, contudo, já não é como outrora, em que se faziam romarias com família e amigos para diversos espaços noturnos espalhados pelo país fora.

ruben alves2

A UE não deve ceder nos Direitos Humanos por causa da ameaça nuclear

Em 25 de março, Hossein Amir-Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do Irão e Josep Borrell, o líder da política externa da União Europeia (UE) discutiram a importância de continuar as negociações e visitas para remover as sanções nucleares sobre o Irã. Borrell reiterou que finalizar as negociações nucleares é prioritário para a UE e destacou a necessidade de suspender tais sanções.

ia