Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

410 armadilhas para a vespa asiática instaladas nas Caldas 

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Serviço Municipal de Proteção Civil das Caldas da Rainha está consciente da ameaça que a vespa asiática representa para apicultores, saúde pública e biodiversidade. De modo a minimizar esta situação, tem nos últimos dois anos distribuído armadilhas pelos apicultores e colocado outras em locais estratégicos na cidade e concelho.
Gui Caldas entregou armadilhas aos 30 apicultores do concelho

O Serviço Municipal de Proteção Civil das Caldas da Rainha está consciente da ameaça que a vespa asiática representa para apicultores, saúde pública e biodiversidade. De modo a minimizar esta situação, tem nos últimos dois anos distribuído armadilhas pelos apicultores e colocado outras em locais estratégicos na cidade e concelho.

Ao JORNAL DAS CALDAS, Gui Caldas, coordenador municipal de Proteção Civil, disse que os “resultados têm sido positivos no controlo da vespa asiática, uma vez que tem diminuído o número de ninhos, mas é preciso continuar com a estratégia das armadilhas”.  

De salientar que no ano de 2021 foram identificados e eliminados 106 ninhos no concelho e este ano até ao momento 12 ninhos. Estes insetos têm a sua atividade máxima durante o verão, quando atacam em massa as colmeias.

vespa 2
Vespa asiática capturada nas Caldas

Com o objetivo de continuar na prevenção e controlo da vespa velutina no território do Município das Caldas da Rainha, o Serviço Municipal de Proteção Civil com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), realizou no passado dia 22, no auditório da Câmara das Caldas, uma ação de sensibilização relativa a temática da vespa asiática, onde estiveram presentes 30 apicultores do concelho.    

Nesta ação, também aberta ao público em geral, foram abordados alguns temas como a identificação da espécie, ciclo biológico, deteção e desativação de ninhos, impactos nos ecossistemas e na apicultura, vulnerabilidades, métodos de captura e eliminação, entre outros.

O Serviço Municipal de Proteção Civil vai este ano instalar estrategicamente 260 armadilhas para combater a vespa velutina, devidamente identificadas e monitorizadas.

Nesta ação de sensibilização foram entregues 150 armadilhas e iscos para combate à vespa aos cerca de 30 apicultores do concelho das Caldas da Rainha.

Segundo Gui Caldas, esta medida é uma das “ações do plano “STOP vespa_RL- Plano Intermunicipal de prevenção e controlo da vespa velutina na nossa região e financiado pelo Fundo de Coesão”. 

A vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática, é uma espécie invasora que representa uma ameaça tanto para as abelhas, como para os humanos. Originária da Ásia, não se sabe ao certo quando chegou a Portugal, mas o primeiro avistamento de um ninho deu-se em 2011, em Viana do Castelo, e desde então tem vindo a deslocar-se para sul, havendo já registo da sua disseminação por todo o país.

Nas Caldas há cerca de quatro anos que se registam ninhos de vespa asiática, cujo controlo tem vindo a ser garantido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil. Este ano conta com o apoio da OesteCim.

As armadilhas instaladas permitem capturar as fêmeas fundadoras, “antes da formação de novos ninhos, permitindo a redução do número de ninhos e, consequentemente, evitar a reprodução e o aumento exponencial do número de vespas asiáticas adultas”, explicou o coordenador da Proteção Civil.

Gui Caldas defende que estas ações sejam replicadas em outras zonas do país, porque só assim se conseguem ter resultados mais positivos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto